Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei.
O liberalismo é um conjunto de pensamentos que surgiu no século XVII e ganhou destaque na Europa do século XVIII. O seu apogeu ocorreu após a Revolução Industrial, no início do século XIX.
Dentre os nomes mais conhecidos estão John Locke, Montesquieu, Rousseau e Adam Smith. Entende-se por liberalismo a concepção de Estado em que este tem poderes e funções limitados, contrapondo-se, portando ao absolutismo (Estado absoluto) e ao socialismo (Estado máximo socialista).
John Locke
O liberalismo político baseia-se na liberdade individual, dos direitos individuais, igualdade perante a lei, da proteção à propriedade privada e do livre comércio. ... O governo tem o a obrigação de respeitar os direitos e deve atuar principalmente para resolver disputas quando os interesses dos indivíduos se chocam.
Liberalismo está relacionado à liberdade de pensamento, liberdade econômica e política do cidadão. É caracterizado como uma doutrina que preza pela abertura e tolerância em diferentes níveis. Dessa forma, surgiu como uma forma de se livrar do mercantilismo e da intervenção do Estado na vida econômica.
O liberalismo econômico é uma doutrina surgida no século XVIII e seu principal representante é o escocês Adam Smith (1723 -1790). O liberalismo econômico defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência, do câmbio-livre e da propriedade privada.
A principal causa era que os produtos tinham um certo valor agregado, e o 'revendedor' colocava um preço acima do preço original, desencadeando uma grande crise financeira em 1929.
História Geral. Surgido para recuperar a economia norte-americana após a crise de 1929, o New Deal foi um plano econômico que modificou a relação do Estado com a economia.
Quais foram as principais consequências da quebra da bolsa de Nova York,em 1929?? Desemprego, fechamento de empresas, desvalorização da moeda entre outros.
A queda dos lucros, a retração geral da produção industrial e a paralisação do comércio resultou na queda das ações da bolsa de valores e mais tarde na quebra da bolsa. Portanto, a crise de 1929 foi uma crise de superprodução.
Quando ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores? Em 29 de outubro de 1929, após várias quedas, o mercado de ações registrou um movimento maciço de vendas que levou à queda brusca no valor das ações. Milhões de ações foram vendidas apenas naquele dia, tornando a quebra da Bolsa inevitável.