O bico de papagaio não tem cura, mas o ortopedista pode indicar alguns tratamento que podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto. Assim, pode ser recomendado o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, como o Diclofenaco, por exemplo, para aliviar os sintomas e promover a qualidade de vida da pessoa.
Há uma variedade de razões que podem resultar neste estalo. Um “estalido” ou “clique” no quadril pode ser o resultado de patologias comuns, como as seguintes: um lesão labral, síndrome da banda iliotibial, bursite do psoas, lesão de tendão do psoas e osteoartrite do quadril.
Quando você estala ou dobra uma articulação, você estica a cápsula articular. O gás é liberado rapidamente já que forma bolhas com esse movimento. A fim de quebrar a mesma bolha de novo, tentamos estalar seguidamente e não conseguimos pois você tem que esperar até que os gases retornem ao líquido sinovial.
Estalido por problemas de dentro da articulação Lesões com destacamento ou inflamações na cartilagem do quadril podem reproduzir uma sensação de estalido, com travamento e dor. O estalido devido à lesão de cartilagem pode acontecer de maneira repentina após um trauma, como uma queda.
“Nas articulações existe o líquido sinovial (um líquido que se parece com um lubrificante e que contém gases). Quando estalamos ou dobramos uma articulação, esticamos a cápsula articular e este gás é liberado rapidamente, já que formam-se bolhas com esse movimento”, explica Rodrigo Nakao.
Tratamento da osteoartrite Para isso, recomenda-se o uso de medicamentos (anti-inflamatórios e/ou condroprotetores), fisioterapia e prática de atividades físicas que promovam a perda de peso e fortalecimento muscular.
O som de rangido percebido durante os movimentos é conhecido como crepitação. Geralmente, ele é resultado de bolhas de ar nas articulações. As bolhas surgem exatamente devido movimento. Este sistema é semelhante ao que acontece quando o indivíduo estala os dedos: ele “estoura” essas bolhas de ar.