crossorigin="anonymous">
As florestas brasileiras naturais são distribuídas em 6 biomas:
Os tipos de floresta variam de acordo com as condições de umidade e temperatura de cada região do planeta. São divididas em: Florestas Tropicais, Equatoriais, Boreais, Temperadas e Savanas.
Tipos de florestas e formações vegetais existentes no mundo
Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.
Biomas e Biodiversidade De acordo com a estratificação ou o tamanho (ou porte) predominante na paisagem, as formações vegetais podem ser: arbóreas ou florestais, arbustivas, herbáceas ou campestres e complexas (reúnem espécies de porte variado).
Nas regiões de clima tropical predominam as elevadas temperaturas e a alternância entre estações secas (inverno) e úmidas (verão). A cobertura vegetal caracteriza-se por duas formações: as savanas e as florestas tropicais. Também aparecem, nas áreas alagadas, pântanos e, junto ao litoral, mangues.
Os principais tipos de vegetação no Brasil são: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.
O clima predominante no cerrado é tropical sazonal caracterizado por um clima quente com períodos chuvosos e de seca. A vegetação é, em sua maior parte, semelhante à de savana, com árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas; gramíneas e arbustos.
Índice
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.
Viu como é grande? O bioma Cerrado é encontrado na parte mais central do País, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
Resposta. Ele é o segundo maior da América do Sul. Tendo nele as três maiores bacias hidrográficas da região, o que favorece a biodiversidade do local e eleva seu potencial aquífero.
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e é conhecido também como savana brasileira. Possui uma das formações vegetais com maior biodiversidade. O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil, compreendendo cerca de 22% do território brasileiro.
Hotspots são lugares ricos em biodiversidade, apresentam espécies endêmicas (espécies de plantas ou animais que só ocorrem naquele bioma) e que tem sua manutenção ameaçada. ... O Cerrado, junto com a Mata Atlântica, são as duas áreas consideradas como Hotspots no Brasil.
No Brasil, o Cerrado é um bioma que exerce uma importância econômica muito grande para o país, sobretudo no setor agropecuário. ... Nesta direção, o Cerrado favorece ao cultivo do café (que em sua maioria é exportado) e do leite (com seus derivados), que é comercializado em todo o território nacional.
Na economia, também se destaca a agricultura mecanizada de soja, milho e algodão, que começa a se expandir principalmente a partir da década de 80. Nos últimos 30 anos, a pecuária extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas destruíram boa parte do cerrado.
O Cerrado tem grande importância no nosso meio social, afinal muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo as etnias indígenas, os ribeirinhos, as babaçueiras,os vazanteiros e as comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro e detêm um conhecimento ...
O cerrado é simplesmente o bioma mais importante para garantir a sobrevivência equilibrada dos outros ecossistemas ,não só no Brasil mas em todos os outros lugares da terra onde ele aparece (com outros nomes, como savana), cerrado é o bioma mais importante para garantir a sobrevivência equilibrada dos outros ...
O Cerrado também fornece água, seja pelas suas águas subterrâneas, seja pelas nascentes de diversos rios que contribuem para importantes bacias hidrográficas do país. Muitos são os valores deste bioma e dos serviços ambientais (ou ecossistêmicos) de extrema importância econômica e social por ele prestados.
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.
A tirinha aborda a importância da preservação do Cerrado brasileiro ao demonstrar que a manutenção da biodiversidade e do meio ambiente é fundamental para a própria sobrevivência da espécie humana.
O bioma é responsável pela produção de 40% da água no Brasil e abriga as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul — Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata, o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.
Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais alterações sofreu com a ocupação humana. Um dos impactos ambientais mais graves na região foi causado por garimpos, que contaminaram os rios com mercúrio e provocaram o assoreamento dos cursos de água (bloqueio por terra).
A degradação do bioma, causada principalmente pelo desmatamento para ocupação agropecuária, transformou o cerrado em um grande emissor de CO2 na atmosfera, com níveis já equivalentes aos da Amazônia, além da perda de biodiversidade e serviços ecológicos desse importante bioma.