Na ciência política, oligarquia ("oligarkhía" do grego ολιγαρχία, literalmente, "governo de poucos") é a forma de governo em que o poder político está concentrado num pequeno número pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico ou corporação.
substantivo masculino e feminino Governante com poder absoluto e inquestionável. ... adjetivo Que se refere ao poder absoluto ou à pessoa que governa autoritariamente. Etimologia (origem da palavra autocrata).
O primeiro termo refere-se ao critério que separa quem governa e o número de governantes. Temos, pois, três regimes políticos: a monarquia (poder de um só), a oligarquia (poder de alguns poucos) e a democracia (poder de todos).
Oligarquia é quando o governo é controlado por um pequeno grupo uma só família, partido ou classe social, já a Monarquia, o governo em que o rei é o chefe de Estado o cargo é em geral vitalício e hereditário. ... Monarquia um governa, oligarquia um pequeno grupo governa.
A oligarquia é bastante parecida com a aristocracia. ... Um bom exemplo de oligarquia foi a chamada “Política do Café com Leite”, no Brasil. Nela, indivíduos de um mesmo grupo monopolizavam o poder. Entre esses grupos, podemos citar famílias, partidos políticos e pessoas com interesses em comum.
A aristocracia é uma antiga forma de poder em que a política é comandada por um seleto grupo de detentores de privilégios que são passados hereditariamente e mantidos dentro dele.
A aristocracia social surgiu tendo em vista a questão das guerras de conquista que propiciou o surgimento de novas terras cultiváveis na Grécia Antiga. Nesse sentido, temos que muitas terras foram descobertas e assim os grande donos do poder local passaram a ser detentores dessas terras.
Cidadania na Grécia Antiga Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.
Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. ... Para os gregos, a cidadania era um bem inestimável.
a) Entre as condições para que um ateniense fosse considerado cidadão na Grécia Clássica, o candidato poderia indicar: - ser homem, maior de 21 anos, nascido em Atenas, filho e pais atenienses; essas condições, em conjunto, garantiam que o cidadão deveria participar da vida publica da cidade – sendo assim considerado ...
* Só os cidadãos Atenienses votavam, só era cidadão os homens maiores de idade, filhos de pai e mãe atenienses, estavam excluídos estrangeiros, escravos e mulheres. * A democracia era direta. Brasil Atual: * Mulheres, homens, analfabetos e menores de idade (a partir dos 16 anos) votam.
Resposta. A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres, mas nem todos os homens livres eram considerados cidadãos. ... Existiam também os clientes, que eram homens livres, dependentes de um aristocrata romano que lhes fornecia terra para cultivar em troca de uma taxa e de trabalho.