Promover o bem-estar de todos dentro do ambiente da sociedade. Explicação: As políticas públicas afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social. ... Hoje, é comum dizer que sua função é promover o bem-estar da sociedade.
Política educacional é uma série de medidas planejadas e implementadas por um governo no campo da educação, intervindo nos processos formativos e informativos desenvolvidos em sociedade.
Ao atuar na direção do interesse público, o governo busca maximizar o bem estar social. Em outras palavras, as Políticas Públicas são o resultado da com- petição entre os diversos grupos ou segmentos da sociedade que buscam defender (ou garantir) seus interesses.
O papel das políticas educacionais para a concretização desse direito é garantir o direito universal à educação de qualidade e o pleno desenvolvimento do educando. ... O principal do documento que regulamenta a aplicação das políticas educacionais brasileiras é a a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Qual é a importância da legislação educacional? A legislação educacional é fundamental para regular o sistema de educação no país. Estabelecer direitos e padrões de funcionamento é o primeiro passo para garantir que a população receba um serviço de qualidade tanto em instituições públicas quanto privadas.
A importância das Lei de Diretrizes e Bases da Educação como forma de garantir o direito a toda população de ter acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública.
Todas as leis da Educação
A legislação da educação pode ser considerada como o corpo ou conjunto de leis referentes à educação, seja ela estritamente voltada ao ensino ou às questões à matéria educacional, como, por exemplo, a profissão de professor, a democratização de ensino ou as mensalidades escolares. ...
São agentes sociais envolvidos no processo educativo os professores, os administradores escolares, os funcionários diversos da escola, as famílias e agentes da sociedade civil (como ONGs e igrejas) que desejem participar de maneira mais ativa da educação.
O Processo educativo engloba a escolarização e todos os seus aspectos teóricos e práticos, como o processo de aprendizagem, os métodos de ensino, o sistema de avaliação da aprendizagem e o sistema educacional como um todo.
Já a palavra escolarização, de acordo com o dicionário Aurélio, é o ato ou efeito de escolarizar; o conjunto de conhecimentos adquiridos na escola. ... Já a escolarização prepara a pessoa através do conhecimento que garante a aprendizagem na construção do saber”, diz.
A formação do indivíduo requer um processo educativo pelo qual o homem se apropria da experiência sócio-histórica acumulada ao longo dos anos, em sua relação com outros indivíduos. Pensar em educação exige entendê-la como inserida no processo do desenvolvimento do indivíduo pertencente ao gênero humano.