A física se relaciona com várias outras ciências, entre elas a química e a matemática, no entanto há ente a física e a matemática uma relação de proximidade muito maior, que possibilita assim dizer que a física não vive sem a matemática.
A Física estuda os fenômenos naturais relacionados com a mecânica, termologia, acústica, óptica, eletricidade e física moderna. Física é a ciência que estuda a natureza. É a responsável por nos levar ao estudo dos fenômenos naturais.
O avanço do conhecimento em física tem criado oportunidades para o surgimento de novos setores industriais, trazendo verdadeiras revoluções ao mundo dos negócios e da criação de riqueza e empregos. Sem falarmos da energia nuclear, dois outros exemplos ocorridos no pós-guerra ilustram esta afirmação.
Mas qual a importância de se estudar uma ciência como a Física? ... A Física busca compreender a natureza que nos cerca, e não é só uma questão de curiosidade, mas sim uma questão de sobrevivência. Compreender os fenômenos naturais, conhecer os ciclos desses fenômenos e quem sabe poder prevê-los é vital!
A Física permite-nos conhecer as leis gerais da Natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam, tanto no Universo circundante como no Universo em geral. O objetivo da Física consiste em descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, com base nelas, processos concretos.
A física abre caminhos para o entendimento do mundo e para o avanço das tecnologias utilizadas. Como por exemplo os carros elétricos, poluem menos o ambiente e só foram criados pois houve muito estudo na área da elétrica. O entendimento da vida e dos conceitos é muito importante para o ser humano.
Sugestão de materiais para um laboratório de Física
Basicamente, a Física é dividida em 6 ramos que são Mecânica, Termologia, Movimento Ondulatório, Óptica, Eletricidade e Física Moderna.
Embora seja muito útil, a Física Clássica não é capaz de explicar corretamente alguns fenômenos físicos importantes, como por exemplo o comportamento da matéria em escalas atômicas e subatômicas. Em 1900, os estudos da Física Quântica foram iniciados, e demoraram cerca de 30 anos para serem "concluídos".
A física clássica descreve a maioria dos estudos anteriores ao início do século 20. Ela envolve, tipicamente, conceitos de física de grande porte e seus ramos incluem termodinâmica, eletricidade e magnetismo, mecânica, luz e ótica e som. Já a física moderna está mais preocupada com o mundo microscópico das partículas.
A física se desenvolveu tanto que acabou dividida em áreas: Física Clássica e Física Moderna; na clássica estão os fenômenos que podem ser explicados através das leis de Newton, já na física moderna estão fenômenos relacionados às teorias surgidas a partir de meados do século XX, como a teoria da relatividade e a ...
Porque além de ter respondido inúmeras perguntas feitas pelo homem acerca da natureza e seu funcionamento, beneficiou os seres vivos de maneira extremamente significante através de avanços tecnológicos e científicos.
Importantes descobertas da Física Moderna