Dentre os grandes movimentos culturais do Brasil, podemos citar como os maiores: Tropicália, Cinema Novo, Bossa Nova, Modernismo Brasileiro, Antropofagia, Jovem Guarda, Rock Nacional de 1980, Cultura Marginal, Funk Brasileiro e Manguebeat.
Um movimento cultural é uma mudança no modo como diferentes disciplinas (artísticas, científicas, filosóficas, etc.) encaram o seu trabalho.
Os chamados novos movimentos sociais, ou movimentos sociais contemporâneos, surgiram através de uma série de lutas por reconhecimento e direitos civis. Por isso, eles tratam mais de assuntos voltados a questões éticas e de valores humanos, muito discutidos na sociedade e nas grandes mídias.
Os movimentos sociais podem ser classificados em 3 (três) tipos. São eles: Movimentos políticos que tentam influenciar a população para atuar nos pareceres políticos diretamente, para fins de transformação na sociedade; Movimentos revindicatórios, que destacam a luta por questões urgentes e iminentes.
Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais.
As características se apresentam como: