5 passos para controlar o uso das redes sociais
Dicas para não desperdiçar o seu tempo nas redes sociais
Na média, cada usuário fica 2 horas e 24 minutos por dia nas redes sociais. Os dados relacionados ao Brasil estão alinhados à realidade global. Por aqui, são 205,8 milhões de linhas de telefone celular, segundo o estudo, o equivalente a 97% da população.
Em dias sem aulas, 55% dos adolescentes passam quatro horas nas redes sociais. Uso de jogos electrónicos também é elevado entre estudantes dos 13 aos 18 anos.
A Associação Americana de Pediatria recomenda que os responsáveis evitem dar tablets e smartphones para crianças até os três anos. Após essa idade, o uso deve ser feito por períodos pequenos, controlados e que faça parte de outras atividades, como brincadeiras. "Hoje, essas crianças ficam oito, dez, onze horas ligados.
Um levantamento entre os usuários do aplicativo de controle parental AppGuardian revela que as crianças passam, em média, 5,7 horas no celular diariamente. Isso durante a semana. Aos sábados e domingos , esse número sobe 20%.
O ideal é que o celular e computador não sejam usados continuamente por mais de 20-30 minutos. Passado esse tempo as crianças, assim como nós adultos, devemos realizar pausas, movimentar um pouco o corpo e realizar alongamentos com frequência.
As pessoas passaram 3 horas e 40 minutos, em média, utilizando aplicativos (também conhecidos como apps) em 2019. O índice é 35% maior do que em 2017.
Um estudo compilado pelo Cuponation (que você pode conferir na íntegra aqui) revelou que o Brasil é um dos 5 países que passam mais tempo no celular, gastando uma média de 3 horas por dia principalmente em redes sociais. No primeiro lugar está a Indonésia, com um total de 4 horas diárias.
Além disso, a companhia também levantou que as classes sociais D e E são as que mais gastam tempo trocando mensagens instantâneas por dia, com cerca de 119 minutos diários. As classes A, B e C, gastam, respectivamente, 96, 96 e 101 minutos por dia.
Estudos indicam que o uso excessivo das mídias digitais como celular ou tablet tem causado obesidade, hérnia de disco, problemas na coluna e lesão por esforço repetitivo. Garanta a higienização com frequência do seu aparelho celular que passa por diferentes lugares e pelas mãos e bocas de diferentes pessoas.