O jogo consiste em dividir o feijão em três pilhas e reunir dois adversários. Depois, cada adversário vai tirando a quantidade que quiser de feijões de uma das pilhas. Pode até tirar uma pilha inteira de feijão. Não importa a quantidade de feijões que você retire em cada rodada.
Saltando feijão é uma adaptação de um jogo da Nigéria. É originalmente, desenvolvido com um saco de feijão amarrado na ponta de uma corda. Uma criança é escolhida para ficar no centro girando a corda. As outras, arrumadas em círculo, devem pular a corda para não serem atingidas por ela.
Nascido de uma inciativa dos povos indígenas, os Jogos dos Povos Indígenas foram criados em 1996, com o objetivo de cultivar os esportes praticados pelas diversas etnias brasileiras. As edições brasileiras fomentaram a vontade de criar um evento esportivo mundial, que reunisse as etnias indígenas ao redor do mundo.
Akô Essa é uma modalidade muito parecida com o revezamento quatro por quatrocentos do atletismo. É um esporte que exige muita velocidade e preparo físico dos participantes. ... O objetivo é que cada atleta percorra cerca de cem metros até que o percurso seja concluído.
JAWARI:Praticado exclusivamente pelos povos indígenas habitantes do Alto Xingu, localizado no Mato Grosso. É jogado com 15 ou mais atletas de cada lado, em campo aberto de tamanho similar ao do futebol. ... Os atletas recebem uma pintura corporal especial para evento com barro branco uêiki.
O Jawari é um ritual complexo dedicado aos guerreiros mortos, cujo evento central é a disputa, entre dois grupos, de arremesso de dardos através de um propulsor.