Como fica a contagem dos prazos nas intimações eletrônicas? Se acaso o advogado faz a consulta da intimação dentro de dez dias, o prazo da intimação já pode começar a ser contado. Isto é, a contagem dos prazos ocorre no primeiro dia útil após a consulta da informação.
O recesso forense 2023/2024 afetará todos os Tribunais de Justiça (TJs) do país. E é importante estar atento, pois cada TJ pode dispor de forma diferente sobre seu funcionamento durante o recesso forense e as férias do advogado (20/12 a 20/01). Por isso, a Legalcloud...
“Art. 5º § 4º Em caráter informativo, poderá ser efetivada remessa de correspondência eletrônica, comunicando o envio da intimação e a abertura automática do prazo processual nos termos do § 3º deste artigo, aos que manifestarem interesse por esse serviço.”
Além disso, o Ministro Tarso Sanseverino destacou que o CPC consolidou a prevalência da intimação eletrônica sobre a publicação no DJe com seus arts. 270 e 272.
Nos processos eletrônicos os prazos processuais terão início no primeiro dia útil seguinte ao considerado como data da publicação (art. … A publicação eletrônica substitui qualquer outro meio e publicação oficial, para quaisquer efeitos legais, à exceção dos casos que, por lei, exigem intimação ou vista pessoal.
A intimação judicial é uma notificação enviada para as partes de um processo para informá-las de algum ato ou termo, conforme determina o art. 269 do CPC/2015:
Atualmente, de forma complementar à assinatura Premium, a Legalcloud oferece o serviço de acompanhamento de um termo (nome+OAB) nos diários de justiça do país.
Afinal, a contagem de prazos a partir dela tem regras específicas e com tantos sistemas processuais diferentes, acompanhá-las pode ser trabalhoso.
Atualmente, os Tribunais trabalham com alguns sistemas processuais que possibilitam a intimação eletrônica em seu portal eletrônico.
“Art. 5º As intimações serão feitas por meio eletrônico em portal próprio aos que se cadastrarem na forma do art. 2º desta Lei, dispensando-se a publicação no órgão oficial, inclusive eletrônico.”
884, § 1º, da CLT estabelece que nos embargos a matéria de defesa será restrita às alegações de cumprimento da decisão ou acordo, quitação e prescrição da dívida. Essas são, a princípio, as matérias que o executado poderá alegar nos embargos à execução fundada em título judicial (o art. … 884, § 1º, da CLT.
O TJSC já está estabelecendo regras para o Recesso Forense 2023/2024, que vai ocorrer de 20/12 ao dia 06/01. Se você é advogado, é fundamental estar de olho nessas regras sobre prazos, expedientes, plantões e medidas urgentes durante o recesso. Pensando nisso,...
Como a intimação eletrônica ocorre no portal de intimações, a contagem de prazos não depende da data da disponibilização ou da publicação, como ocorre no DJe.
Os prazos processuais e sua respectiva forma de contagem estão elencados no artigo 218 e seguintes do Código de Processo Civil. O novo CPC dispõe que, além da contagem de prazos em dias úteis, os prazos também ficam suspensos entre os dias 20 de dezembro e 20 de janeiro.
De acordo com o artigo 184 do Código de Processo Civil de 1973, a contagem do prazo era feita em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento, sendo que, caindo o dia do vencimento em final de semana, feriado, dias em que o fórum esteja fechado ou em que o expediente forense for encerrado ...
Importante destacar que existe um prazo procedimental para realizar a consulta ao teor da intimação eletrônica: o prazo é de 10 dias corridos a contar do envio da notificação.
Primeiramente, é preciso saber que a intimação eletrônica é considerada realizada a partir da efetiva consulta de seu teor no portal eletrônico.
Já a sexta-feira, caso também seja útil, será a data de início da contagem do prazo. O NCPC também traz uma disposição importante sobre esse tema: " Art. 224. § 2° Considera-se como data de publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico.
“Art. 5º As intimações serão feitas por meio eletrônico em portal próprio aos que se cadastrarem na forma do art. 2º desta Lei, dispensando-se a publicação no órgão oficial, inclusive eletrônico.”
Analisando a legislação, pode-se afirmar que o agravo de petição em processos trabalhistas tem efeito suspensivo. Isso porque, ao ser interposto, já houve a penhora. E ainda que o apelo seja atribuído em caráter devolutivo, a execução será somente provisória e, com isso, não poderá transcender a penhora.
Atualmente, a intimação eletrônica é o meio central para comunicar todos os envolvidos em um processo devido a facilidade de acompanhá-las.
15 dias úteis
Não são admissíveis embargos do executado antes de garantida a execução. Uma vez que haja a garantia do juízo, ao contrário do que se explanou em sede da exceção de pré-executividade, a oposição dos embargos suspende a exigibilidade do crédito tributário.
No processo de execução fiscal, o executado precisa garantir o juízo antes de oferecer os embargos à execução, nos moldes do parágrafo 1º do art. 16, LEF.
Está inserido na Lei de Execução Fiscal (Lei 6.
884, § 1º, da CLT estabelece que nos embargos a matéria de defesa será restrita às alegações de cumprimento da decisão ou acordo, quitação e prescrição da dívida. Essas são, a princípio, as matérias que o executado poderá alegar nos embargos à execução fundada em título judicial (o art. ... 884, § 1º, da CLT.
Parte da doutrina entende que a CLT não é omissa, já que seus artigos 880 e 884 disciplinam a execução e a oposição de embargos estabelecendo para tanto o prazo de 5 (cinco) dias.
Agravo de petição é um recurso próprio para impugnar decisões proferidas pelo Juiz do Trabalho na fase de execução. Está previsto no art. 897, “a”, da CLT.
Analisando a legislação, pode-se afirmar que o agravo de petição em processos trabalhistas tem efeito suspensivo. Isso porque, ao ser interposto, já houve a penhora. E ainda que o apelo seja atribuído em caráter devolutivo, a execução será somente provisória e, com isso, não poderá transcender a penhora.