Resposta. O Brasil não perdeu território para ninguém, o máximo que aconteceu foi que a Cisplatina (atual Uruguai) se tornou independente quando o Brasil era império no século XIX.
Esse território foi anexado às terras brasileiras em 1821, com o nome de província Cisplatina. O Uruguai tornou-se independente em 1825, e quem a proclamou foi o líder político uruguaio Juan Antonio Lavalleja. Com a ajuda de tropas argentinas, os uruguaios expulsaram os brasileiros de suas terras.
Por meio de uma aliança entre brasileiros e portugueses, a região é batizada de Província Cisplatina. No ano de 1825, os brasileiros são expulsos da província pelo líder uruguaio Juan Antonio Lavalleja. Sob ajuda de tropas da argentina, Lavalleja proclama a independência do Uruguai no mesmo instante.
O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname. A Colônia do Sacramento, o mais antigo assentamento europeu no Uruguai, foi fundada pelos portugueses em janeiro de 1680. Em 1777, com o Tratado de Santo Ildefonso, a colônia tornou-se uma possessão espanhola.
Quase dois séculos atrás, em 7 de setembro de 1822, o Brasil ganhava sua independência de Portugal.
Resposta. Resposta: significa que o Brasil se tornou um país globalizado, capaz de manter relações internacionais, com países do mundo inteiro.
A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas, deveriam pertencer aos espanhóis forçou um novo tratado no século 18, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro. Quando o país conseguiu sua independência, em 1822, o mapa atual já estava praticamente formado.