Benefícios da farinha de maracujá
Como consumir a farinha de maracujá Sabrina explica que a dose indicada é uma colher de sopa de farinha de maracujá antes das principais refeições, almoço e jantar. “Pode ser dissolvida em sucos e iogurtes, batida com frutas ou colocada em saladas”, diz.
Dentro do organismo ela forma um gel,dificultando a absorção rápida dos carboidratos de uma forma geral,inclusive da glicose. A farinha é feita se triturando a casca do maracujá e depois deve ser usada colocando-se uma ou duas colheres de sobremesa no leite ou num suco de frutas e depois beber.
Farinha de maracujá caseira
E quais farinhas ajudam no emagrecimento?
Para obter os resultados desejados, é recomendado colocar 1 colher de sopa de chia em um copo com água, deixar por cerca de 15 minutos e beber mais ou menos 20 minutos antes do almoço ou do jantar.
O ideal é ingerir, no máximo, duas colheres por dia. Além da ingestão controlada, existe mais uma regra básica para o consumo correto da chia. Ela precisa ser associada à água para liberar todos os seus benefícios e promover a perda de peso.
A chia é um carboidrato, apesar de conter fibras, em excesso, pode levar ao aumento de peso, constipação intestinal (principalmente se o indivíduo não tomar quantidade suficiente de água) e pode levar a desconfortos gástricos uma vez que retarda a saída dos alimentos do estômago.
Ajuda a emagrecer Sozinho, nenhum alimento faz uma pessoa emagrecer. Mas a chia é uma grande aliada da perda de peso, quando associada a dietas saudáveis e exercícios. Isso ocorre porque a semente é rica em fibras, além de proteínas e ômega 3.
Engana-se quem pensa que só dá para apostar na chia para preparar o café da manhã ou lanches: a semente também pode ser usada para completar os nutrientes da comida do almoço ou do jantar. Por melhorar a digestão, inclusive, ele é um ótimo acompanhamento para carnes.
Então faça o seguinte: deixe a semente na água por pelo menos 40 minutos. Quando a mistura se transformar em um gel, adicione suco de uva sem açúcar para obter uma espécie de sagu.
Como deve ser tomada a água com chia? Para alcançar benefícios para saúde ao consumir a semente, o recomendado é que se misture uma ou duas colheres de sopa de chia para um copo d'água (250 mL) em temperatura ambiente.
Muito fácil. Agora só falta obter o suco do limão para depois misturá-lo com um copo de água (200 ml) e com as sementes que já formaram o gel. Beba este simples remédio sempre em jejum pela manhã.
A semente de chia acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura, especialmente na região da barriga e cintura. O cálcio, também encontrado em abundância na semente, ajuda a eliminar a gordura ingerida na dieta. Ou seja: a chia é uma ótima aliada para quem quer conquistar uma barriga chapada!
"Basta hidratar a chia em um líquido de sua escolha, que pode ser leite, suco, iogurte natural ou saborizado, leites vegetais ou leite de coco. Deixe-a no meio líquido por cerca de seis horas e depois misture com o que quiser", descreve Clarissa.
O consumo diário deve ser baixo: Verdade! O ideal é não consumir mais de 10g de chia por dia, cerca de 1 colher de sopa da semente, que pode ser adicionada a sucos, sopas, iogurtes e outros alimentos.
[COMO CONSUMIR A CHIA] A chia pode ser consumida crua, triturada, em forma de gel ou na forma de óleo. A semente mantém suas propriedades em todas estas formas de consumo. Quando utilizada de maneira integral, pode ter diversos usos culinários.
Assim como os grãos as sementes também possuem substâncias antinutricionais, que a médio e longo prazo são nocivas, já que bloqueiam a adequada absorção dos nutrientes. ... Mas existe uma solução simples, é só hidratar as sementes. A chia deve ser hidratada por pelo menos 30 minutos, em água filtrada ou até formar um gel.
São uma das sementes da moda pelo valor nutricional, mas é preciso ter cuidado. As sementes de chia não devem ser consumidas sem que estejam hidratadas, isto é, sem que tenham sido colocadas em contacto com algum tipo de líquido durante um determinado período de tempo.
Por isso, o ideal é hidratar a chia antes do consumo (por 30 minutos) e dividir a porção diária recomendada --2 colheres de sopa -- em pequenas porções em diferentes refeições. VEJA TAMBÉM: Pudim de chia é opção saudável para driblar vontade de doces; veja receitas.
“A melhor forma de consumo é a chia hidratada. Isso porque, assim como os grãos, as sementes secas possuem substâncias antinutricionais que, a longo prazo, podem ser ruins para o corpo. Deixá-la de molho (na água) despreza essas substâncias”, afirma Luanna.
A chia possui grandes quantidades de carboidratos. Se consumida de forma exagerada, pode gerar, inclusive, ganho de peso”, diz Marina. Outro risco causado pela ingestão em abundância é a constipação intestinal. Por essa razão, a servidora diz que bebe muita água após consumir as sementes.
Hipertensos: os hipertensos medicados não devem consumir a semente porque ela possui propriedades que baixam a pressão arterial, levando a hipotensão. Hipotensos: pelos mesmos motivos dos hipertensos, os hipotensos não devem consumir a chia, pois podem, ainda, sentir cansaço, sonolência e dor de cabeça.
Na origem deste alerta está o facto de as sementes de chia conseguirem absorver e expandir sete vezes o seu peso em água, ou seja, conseguem ficar sete vezes maiores do que são e, por isso, não passam no esófago, causando situações de engasgo, má digestão e até mesmo asfixia.