O PAEG, “dentro do seu propósito básico de estabilização, desenvolvimento e reforma democrática”, apresentou como objetivos: acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico do país interrompido no biênio 1962-1963; conter progressivamente o processo inflacionário durante 1964 e 1965 objetivando um razoável equilíbrio dos ...
O milagre econômico brasileiro ocorreu mais especificamente entre 1969 e 1973, quando o Brasil passou por um ritmo elevado crescimento econômico. A taxa média anual de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) na época foi de cerca de 10,2%.
O diagnóstico sobre as causas da inflação contido no PAEG apontava para três fatores: 1) os déficits públicos; 2) a expansão do crédito às empresas; 3) os aumentos salariais por cima dos ganhos de produtividade.
Celso Furtado
O Plano Real também promoveu a desindexação da economia, isto é, preços e valores não teriam reajuste diário baseado na inflação, uma vez que esse reajuste contínuo era uma das causas da hiperinflação brasileira. A proposta do governo foi desindexar a economia da inflação e indexá-la ao dólar, uma moeda estável.
O Plano Real foi um projeto de governo brasileiro de 1994 que tinha o objetivo de reduzir a inflação do país, que chegou aos 46,58% ao mês. ... Essas fases tinham o objetivo de estabilizar os gastos do governo e de desindexar a moeda à inflação passada para então introduzir a nova moeda, o Real.
O Plano Real, lançado em 1994, completou 20 anos em 2014. Essa troca de moeda foi um episódio importante na história do Brasil porque acabou com a inflação, iniciando um novo ciclo de desenvolvimento econômico. ... O plano foi implantado em três etapas, para evitar o congelamento de preços e o aumento da inflação.
Uma de suas maiores consequências foi a desregulamentação de instituições financeiras, diminuição do papel do Estado na economia e políticas de austeridade fiscal. O neoliberalismo passou a influenciar a maior parte dos economistas dos anos 80, tendo, portanto, forte influência também na idealização do Plano Real.
O real foi criado no governo Itamar Franco, em 1994, para resolver uma das maiores crises inflacionárias do mundo.
As maiores virtudes e vulnerabilidades do plano real, a começar pelas virtudes, foram a capacidade de estabilização da moeda e da economia, controle da inflação e valor compatível com o que o país precisava tanto para o mercado interno quanto externo. ... Porém ela foi superada e o real continua em vigor.
O Brasil estava no meio de uma grave crise econômica, com a inflação chegando a 1191,09% em 1992, e alcançando 2708,55% no ano seguinte (a maior da historia do Brasil). Itamar trocou de ministros da economia várias vezes, até que Fernando Henrique Cardoso assumisse o Ministério da Fazenda.
As principais medidas tomadas por Fernando Henrique Cardoso na presidência da república foram a criação do Plano Real, o controle inflacionário, elevação da taxa de juros e a criação de programas assistencialistas.
Eleição presidencial no Brasil em 1994
Em 1992, Fernando Collor de Mello foi acusado de corrupção e sofreu um processo de impeachment pelo Congresso Nacional, se afastando do governo. Itamar assumiu interinamente a presidência em 2 de outubro de 1992, sendo formalmente aclamado em 29 de dezembro de 1992, quando o presidente Collor renunciou ao cargo.
Lista de presidentes do Brasil
2 de julho de 2011
2 de julho de 2011
81 anos (1930–2011)
Oceano Atlântico