O sistema locomotor é formado pela combinação de dois sistemas, que atuam juntos para garantir uma grande quantidade de movimentos: o sistema muscular e o sistema esquelético. Sem esses sistemas seria impossível nos alimentar, ir para novos ambientes, reproduzir, entre diversas outras funções importantes.
As células do músculo estriado esquelético apresentam estriações transversais, por isso a denominação de músculo estriado. Essa estriação é formada pela alternância entre uma faixa clara e uma escura. A faixa escura é denominada de banda A e apresenta filamentos contráteis finos (actina) e espessos (miosina).
O sistema muscular e o sistema esquelético fazem parte do sistema locomotor. Esse sistema é responsável pelos inúmeros movimentos, inclusive a locomoção que conseguimos desenvolver. Os músculos estão envolvidos em todo e qualquer tipo de movimento que o organismo pode realizar.
Resposta. Nervoso, esquelético e muscular.
O Sistema osteo-mio-articular é o responsável pela movimentação e sustentação de nosso corpo. Como efeito da Talassoterapia pode-se citar: - Melhora força muscular (exercícios na água e na areia); ... - Melhora circulação (banhos, exercícios, compressas);
Entre as principais funções desempenhadas pelo esqueleto, podemos citar:
O sistema muscular tem como função principal preencher e sustentar o corpo e os órgãos, além de produzir movimentação corporal, seja para deslocamento físico ou movimentação interna de órgãos. Exemplo: os movimentos peristálticos que auxiliam a digestão e garantem o transporte de alimentos ao longo do tubo digestivo.
Resposta: O sistema muscular tem como função principal preencher e sustentar o corpo e os órgãos, além de produzir movimentação corporal, seja para deslocamento físico ou movimentação interna de órgãos.
Entre as suas principais características estão: excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. Os músculos representam 40% da massa corporal. Por isso, em muitos animais o tecido muscular é o mais abundante. As células do tecido muscular são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos.
O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio. Os músculos do coração têm contrações involuntárias e ritmadas e suas células são compostas apenas de um único núcleo, sendo por isso chamadas de células mononucleadas.
O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc.
O tecido muscular estriado esquelético está ligado aos ossos e destaca-se pela presença de vários núcleos e estriações transversais. O tecido muscular é caracterizado pela presença de células alongadas que apresentam capacidade de contração.
5-Quais são as principais características clínicas da distensão muscular? O principal sintoma da distensão muscular é a dor forte, hematoma (mancha roxa), edema (inchaço), dificuldade para movimentar o músculo lesado são os sintomas típicos das distensões musculares. Quanto mais intensos, maior a gravidade do quadro.
e) Ligado aos ossos. O tecido muscular estriado esquelético encontra-se ligado aos nossos ossos. Todas as características abaixo estão relacionadas ao tecido muscular estriado esquelético, exceto: a) Apresenta contração involuntária.
Os músculos estriados esqueléticos podem ser classificados de diferentes formas, sendo uma delas a classificação segundo a sua ação. Aqueles músculos que garantem que um membro seja levado em direção à linha mediana do corpo recebem o nome de: a) extensores. b) flexores.
Os músculos esqueléticos são feixes de fibras contráteis organizados em um padrão regular, de modo que, quando visualizadas em um microscópio, aparecem como listras (por causa disso, eles também são denominados músculos estriados ou listrados). Os músculos esqueléticos variam em suas velocidades de contração.
Os músculos apresentam diferentes tamanhos, formas e funções, por isso, são classificados em três tipos: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.
Resposta: Sarcômeros são unidades que se repetem, compostos por proteínas contrácteis, principalmente actina (filamentos finos) e miosina (filamentos grossos). Ao microscópio, os sarcômeros dão o aspecto de estriado ao tecido muscular.