Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Graça Aranha (1868-1931), Tarsila do Amaral (1886-1973), Victor Brecheret (1894-1955), Plínio Salgado (1895-1975), Anita Malfatti (1889-1964), Menotti Del Picchia (1892-1988), Ronald de Carvalho (1893-1935), Guilherme de Almeida (1890-1969), Sérgio Milliet ( ...
Resposta. Textura predominantemente monofônica, Música sacra (predominante) e acapella ( vocal ), letras em latim...
Música moderna é o conjunto de tendências musicais que surgiram durante o período da primeira metade do século XX (conhecido como modernismo), após o romantismo, e que possuem caráter quase exclusivamente experimental.
O modernismo no Brasil e no mundo não foi apenas um movimento artístico. Na arte brasileira, essa busca se confundiu com o projeto de criação de uma identidade nacional, até então inexistente. ... Dentro dessa lógica, destaca-se o trabalho de Heitor Villa-Lobos.
Flautas, Harpas e Alaúdes foram os instrumentos utilizados para entoar as canções durante o período medieval. O Alaúde, por exemplo, foi introduzido na Europa durante o século XII pelos mouros, com seu nome árabe (Al'ud, que se tornou “Laud”, na Espanha, depois “Luth”, na França).
Há três maneiras básicas de compositor "tecer" uma música: 0 monofônica constituída por uma única linha melódica, destituída de qualquer espécie de harmonia; o polifônica duas ou mais linhas melódicas entretecidas ao mesmo tempo (às vezes, também chamada contrapontística);
Os sons que habitualmente utilizamos nas músicas são chamados de notas musicais, cada um deles é representado por uma letra: ... A combinação diversificada dos elementos melodia, ritmo e harmonia dão origem ao que chamamos de estilos musicais.
Notação musical é o sistema de escrita que representa graficamente uma peça musical, ou um conjunto de sinais gráficos que representam uma organização de sons, permitindo que um intérprete que a execute semelhante a ideia do escritor, compositor ou arranjador.
Polifonia, em música, é uma técnica compositiva que produz uma textura sonora específica, em que duas ou mais vozes se desenvolvem preservando um caráter melódico e rítmico, em contraste privada à monofonia, onde só uma voz existe ou, se há outras, seguem a principal em uníssono ou à distância de oitava(s), ou apenas ...
A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas)1 é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. ... Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.
É chamado alaúde o instrumento cordofone de braço (local onde repousa a mão que pressiona as cordas) curto, utilizado para solo, bastante popular na música do período do Renascimento na Europa. Sua importância na música renascentista é bastante enfatizado em pinturas, gravuras e descrições de época.
Era ainda a Música medieval, porém já dando origem a um novo estilo, a Música renascentista. Estamos então nos séculos XV e XVI, onde predomina a polifonia vocal. As formas musicais dominantes dessa época eram as missas e os motetos, ambos cantados sem acompanhamento de instrumentos musicais (a capela).
ALGUEM PODE ME AJUDAR Como muitos dos instrumentos desenvolvidos no Renascimento foram utilizados nas composições barrocas, poucos foram criados, sendo aperfeiçoado o uso de alguns já existentes para a expressão do afeto. Nesse sentido, é possível destacar três instrumentos musicais: A harpa, cravo e alaúde.
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.