O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol. ... Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite.
A Lua é um corpo diferenciado: a sua crosta, manto e núcleo são distintos em termos geoquímicos. A Lua possui um núcleo interno sólido e rico em ferro com 240 km de raio e um núcleo externo fluido composto essencialmente por ferro em fusão e com um raio de aproximadamente 300 km.
Tal como a Terra, a Lua tem um centro composto por camadas líquidas e sólidas. A mais interior é quente, mas sólida, devido à pressão intensa. Enquanto o núcleo terrestre é dinâmico, dando origem a placas tectónicas, actividade vulcânica e um campo magnético, pensa-se que o núcleo lunar terá estagnado.
Resposta. O nosso satélite não tem atmosfera para proteger o ser humano ou outro ser vivo da exposição direta às radiações solares, como a radiação ultravioleta. Também não existe água e nem vulcões porque, ao contrario da Terra, a Lua tem a parte mais interna em estado sólido (não apresenta magma).
A superfície da Lua é de cor de giz e apresenta uma grande quantidade de sedimentos finos produto de inúmeros impactos de meteoritos. Esta camada de solo é chamada de regolito lunar, uma denominação para descrever as camadas de sedimentos produzidas por efeitos mecânicos sobre as superfícies dos planetas.
Como a Terra e a Lua giram no mesmo tempo e no mesmo sentido nós vemos sempre a mesma face da Lua. Isto acontece porque a força de gravidade que um planeta, em órbita, exerce sobre um objeto é maior na parte do objeto com maior massa, portanto a face da Lua que tem mais massa fica sempre voltada para a Terra.
Resposta. Resposta: que a Lua gira em torno da Terra, ela gira também em torno do seu eixo. Por isso sempre vemos a mesma face do astro. ...
A Lua é o satélite natural do planeta Terra, sendo também um dos maiores do Sistema Solar, ocupando o quinto lugar. A Lua realiza três movimentos principais, sendo eles a rotação, translação e a revolução, e estes movimentos são os responsáveis pelas conhecidas fases da Lua vistas em momentos específicos.
A luz que a Lua emite é apenas o reflexo da luz do Sol que incide sobre ela. ... Quando nós vemos a Lua durante o dia, o que ocorre nas fases minguante e crescente, de fato ela parece azulada. Isso ocorre porque a luz precisa atravessar a atmosfera da Terra para chegar até nós.
Como por lá não há atmosfera, todos os raios do Sol são refletidos diretamente pela superfície do satélite. As fotos são calibradas com menos tempo de exposição, para que o astronauta não pareça como uma mancha luminosa. O céu fica subexposto, porque tem pouca luz comparada à da superfície, e as estrelas não aparecem.
Na verdade a Lua nunca muda. O que muda é apenas a porção que permanece iluminada pela luz do Sol e visível para nós. Como a Lua possui os movimentos de rotação e translação sincronizados nós sempre vemos a mesma face dela voltada para nós e só quando esta face está iluminada pelo Sol é que conseguimos vê-la.
Lua de Hoje
Calendário Solar e Lunar
A Lua fica totalmente escura apenas em períodos de eclipse total lunar, quando a sombra da Terra impede que os raios solares iluminem o satélite. Coloca-se, desta maneira, que a Lua na verdade é toda escura, uma vez que não tem luz própria. Toda face iluminada se deve à luz solar.
Por isso o céu visto da Terra é azul. Na Lua é diferente. Como o satélite, na prática, não tem atmosfera, a luz do sol bate direto no solo lunar. Portanto, visto da Lua o céu é escuro.
translação
Por causa de um fenômeno chamado "rotação sincronizada" nós só conseguimos ver uma face da Lua. ... Ou seja, o tempo em que a Lua gira em torno de seu próprio eixo é igual ao tempo que ela leva para girar ao redor da Terra. Então essa sincronia entre rotação e translação faz com que só possamos observar um lado da Lua.
Errado. A "Lua tem rotação sim, só que o período em que ela gira em torno de si mesma leva o mesmo tempo do movimento de translação em torno da Terra", explica a astrônoma astrônoma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Thaisa Storchi Bergmann.
27,3 dias
A velocidade orbital da Lua é de 1,03 quilômetro por segundo. A distância média entre a Lua e a Terra é de 384400 quilômetros....Órbita da Lua.
A Lua também faz o movimento de translação. Ela gira em torno do Sol junto com a Terra, o que permite os eclipses solar e lunar. “Quando você tem Sol, Lua e Terra, nessa posição, ocorre o eclipse solar. ... As fases da Lua também influenciam nas marés.
Esse afastamento se deve à fricção entre a superfície da Terra e a enorme massa de água que está sobre ela e faz com que, ao longo do tempo, a Terra gire um pouco mais lentamente sobre o seu eixo. Para cada ação há uma reação igual e oposta. Esta é a terceira lei de Newton.
A órbita lunar O ponto orbital mais próximo da Terra é denominado Perigeu e o ponto mais afastado chama-se Apogeu. Sendo a distância média Terra-Lua = 384.
27 dias
Essa distância é, em média, de 384.