Escalas de tensão contínua: 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 1kV. Escalas de tensão alternada: 200V, 750V. Escalas de resistência: 200Ω, 2000Ω ou 2kΩ, 20kΩ, 200kΩ, 2MΩ ou 20000kΩ Escalas de corrente contínua: 200uA, 2000uA ou 2mA, 20mA, 200mA, 2A, 10 ou 20A.
O multímetro é um instrumento capaz de medir a corrente elétrica, a tensão e a resistência. Como o próprio nome sugere, o multímetro é um multi medidor, pois une em um só aparelho as funções de um amperímetro, ohmímetro e voltímetro.
Isolar o fio que terá sua corrente elétrica medida; Colocar as pinças do alicate amperímetro no fio; Configurar o dispositivo de leitura de acordo com o tipo de corrente (alternada ou contínua) e checar a faixa em miliampères ou ampères; Ligar mais uma vez o circuito.
Para medir a corrente elétrica com alicate amperímetro é só selecionar a escala de corrente elétrica alternada e envolver um dos condutores com a garra do alicate amperímetro, assim obtendo o valor da corrente que passa por este condutor.
Conecte as pontas de prova, as pontas vermelha e preta ao multímetro. Em seguida, gire o botão principal para esta posição: Agora, é só você colocar a ponta vermelha no positivo (+), e a ponta preta no negativo (-) da pilha.
Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica. Para não atrapalhar o circuito, sua resistência interna deve ser muito alta, a maior possível.
Confira o passo a passo de como usar o amperímetro: Isole o fio o qual será medido a corrente elétrica – deve ser apenas um, se você tentar medir dois ao mesmo tempo o resultado não estará correto. Abra as pinças do alicate e coloque no fio escolhido. Atenção: a medição é sempre feita em série, nunca em paralelo.
Esse equipamento consiste em um galvanômetro acoplado a uma resistência. Para ser capaz de avaliar a voltagem pela Primeira Lei de Ohm, contudo, o voltímetro é conectado em paralelo ao dispositivo que se deseja avaliar a diferença de potencial. Ao conectar o equipamento em paralelo, a corrente do sistema se dividirá.
Voltímetro: É usado para medir a tensão elétrica entre dois pontos de um circuito. Ohmímetro: Esse aparelho é utilizado para determinar a medida de resistência elétrica de algum fio ou resistor.
Para medir a diferença de potencial ( tensão elétrica ) entre dois pontos de um circuito usamos um instrumento chamado de Voltímetro o qual deve ser ligado em paralelo com os pontos de medida circuito. Desta forma para não interferir na medida o instrumento deve ter resistência interna muito alta.
Conecte a ponta de prova preta no borne comum e a vermelha no borne correspondente a tensão alternada. Coloque as pontas de prova em uma tomada e verifique no visor o valor que vai aparecer. Medindo a tensão elétrica. Caso a tomada seja 220v, o valor que aparecerá no visor deve ser próximo à este.
Conecte o pino banana preto da ponta de prova no borne marcado "COM" do multímetro e o vermelho no borne "V-mA& ". b. Gire a chave seletora para a função de resistência e selecione a escala de “X10”. Não tente testar um led que esteja ligado em um circuito energizado ou com os capacitores carregados.
Ligue o carro e deixe-o em ponto morto. Depois, volte a ligar o multímetro em corrente contínua para medir a bateria e aponte o valor marcado. Realize a mesma medição com o carro a funcionar, mas desta vez altere a tensão do multímetro para corrente alternada e aponte o resultado.