Em limnologia e oceanografia, zona fótica (photo, “luz”) é a camada superficial da coluna de água que é iluminada pela luz solar. Quanto maior a transparência da água e quanto mais alto o Sol estiver no céu, maior é a profundidade na qual a luz penetra na coluna de água de um ambiente aquático.
Resposta. Resposta: Porque é a camada superficial da coluna de água que é iluminada pela luz solar. Quanto maior a transparência da água e quanto mais alto o Sol estiver no céu, maior é a profundidade na qual a luz penetra na coluna de água de um ambiente aquático.
Resposta: Fotossíntese. Explicação: Se você estiver falando do fitoplâncton que compreende o conjunto de algas microscópicas fotossintetizantes e unicelulares que habitam os ecossistemas aquáticos.
Resposta. Pois ao contrário da zona eufótica, a zona afótica não recebe luz solar. Logo, não existem os produtores e seu consumidor direto - primário. Lá estão localizados os consumidores secundários, isto é, que consomem outros consumidores.
Os corais,abrigos marinhos mais diversificados do planeta,abrigam neles as algas, que precisam da luz solar para sobreviver e realizar a fotossíntese. Assim,se não há luz solar,as algas morrem,e,sem elas,os corais também ficam danificados. Assim,muitas espécies perdem seus hábitats, havendo perda da biodiversidade.
Os ecossistemas aquáticos são os que abrangem os ambientes de água. Eles incluem desde um pequeno corpo de água até os oceanos. Da mesma forma como ocorre em ecossistemas terrestres, os aquáticos também apresentam diversos tipos de relações ecológicas e interação entre os fatores bióticos e abióticos.
Quais são os ecossistemas aquáticos? Os ecossistemas aquáticos estão divididos em pântanos, lagos, lagoas, mangues, estuários, rios, córregos, mares, geleiras, lençóis freáticos, restingas, entre outros. Cada um com suas particularidades.
Os ecossistemas aquáticos são essenciais para preservação da biodiversidade marinha e para a sobrevivência humana. ... Evitar a poluição de rios, lagos, mares e oceanos é a principal maneira de preservar esse importante ecossistema e valorizar a vida de diversas espécies de animais e vegetais.
Os oceanos são responsáveis pela regulação da circulação atmosférica, distribuição da umidade, controle das temperaturas, abrigam os principais responsáveis pela maior produção de oxigênio, amenização do efeito estufa (retiram carbono e metano da atmosfera), apresentam um imensurável patrimônio de biodiversidade, ...
AMBIENTE TERRESTRE É TODO O AMBIENTE QUE SE SITUA NO SOLO, OU SEJA, É TODA A EXTENSÃO TERRITORIAL. 2. AMBIENTE AQUÁTICO É TODO O AMBIENTE QUE POSSUI ÁGUA COMO OS RIOS, LAGOS E MARES.
Ambiente terrestre é todo o ambiente que se situa no solo, na litosfera, ou seja, que está fora da atmosfera e da hidrosfera. O meio terrestre é toda a extensão territorial que estão em meio terreno, fora das outras esferas existentes. Seres vivos terrestres e aquáticos.
Existem três tipos de ambientes essenciais na Terra: hidrosfera, atmosfera e litosfera. O conjunto desses ambientes forma a biosfera. ... A hidrosfera → camada da Terra formada por água.
Se entende por ecossistema aquático todos aqueles que apresenta por biótopo algum corpo de água como, por exemplo, mares, rios, oceanos, lagos, pântanos, etc. Os ecossistemas terrestres são porções de terra habitadas por um conjunto de seres vivos que interagem com as características ambientais próprias da região.
Ecossistema é um conjunto de populações que vivem em uma determinada região e interagem entre si e com o meio. ... Podemos dividir o ecossistema em dois componentes básicos: os bióticos e os abióticos. Os componentes bióticos de um ecossistema são os seres vivos, como as plantas, animais e micro-organismos.
Os ecossistemas terrestres são porções de terra habitada por um conjunto de seres vivos que interagem com as características ambientais próprias da região como o deserto, floresta.. Os ecossistemas aquáticos são os que abrangem os ambientes de água. Eles incluem desde um pequeno corpo de água até os oceanos.