Assim, a sustentabilidade é importante para a Sociologia, pois é o resultado de uma forma de desenvolvimento que preserva as relações sociais; e para a Biologia, pois preserva os recursos, de forma que seu uso não acarrete o seu esgotamento, para que possam ser usufruídos por gerações futuras.
O conceito de sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades.
Atividades sustentáveis são as atividades que garantem um equilíbrio entre a própria atividade e o meio ambiente, de modo a não esgotar os recursos deste último. ... As atividades sustentáveis são aquelas que garantem que os recussos naturais poderão ser reutilizados no futuro.
Reciclagem, economia de água e energia, reúso de materiais e compra de materiais sustentáveis passaram de preocupação ambiental a bom senso para os negócios. A responsabilidade com o meio ambiente, em muitos casos, pode aumentar a eficiência de empresas e até gerar renda.
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.