A ultrassom Seriada é feita através do mesmo exame de ultrassom convencional que estamos habituadas fazer, pode ser pélvica ou transvaginal. A diferença no Controle de Ovulação é que a ultrassom é feita em dias seguidos, por isso o nome Seriada.
A ultrassonografia seriada é um exame transvaginal usado para acompanhar o ciclo de uma mulher e definir se ela está ovulando ou não. Geralmente é usado como investigação inicial nas mulheres com dificuldade para engravidar.
O acompanhamento do ciclo menstrual, por meio do ultrassom transvaginal, permite também detectar o período da ovulação. Em geral, são suficientes 3 a 4 exames, realizados entre 10º e 16º dias do ciclo menstrual. Embora seja também técnica precisa, é mais trabalhosa e necessita acompanhamento médico.
Exame para avaliação da pelve através do canal vaginal, tendo como objetivo o acompanhamento das alterações ovarianas e uterinas relacionadas à ovulação, de forma a avaliar a ocorrência ou não da ovulação, assim como o período em que a mesma ocorrerá.
O exame de Ultrassonografia Transvaginal para Controle de Ovulação (3 ou mais Exames) é recomendado para casos em que a paciente está realizando um tratamento de fertilidade, por exemplo, uma vez que pode servir como um guia em relação ao funcionamento e a atividade de seus ovários.
No caso da Ultrassonografia Transvaginal para Controle de Ovulação (3 ou mais Exames), trata-se de exames de ultrassom transvaginal que são realizados durante um mesmo ciclo menstrual para permitir que o médico descubra o dia exato de ovulação da paciente.