Atualmente, ela foi denominada de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), por ser considerada uma síndrome complexa e englobar várias doenças, como tendinite,bursite e síndrome do ombro doloroso. As LER/Dort são responsáveis por lesões nos tendões, músculos, articulações e nervos.
Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (M00 – M99)
– Fazer alongamento ou aquecimento prévio da região afetada. – Fazer pausas durante as atividades para descansar e aliviar tensão e sobrecarga. – Cuidar sempre da postura. – Praticar exercícios físicos e fortalecimento prévio.
O melhor jeito de evitar as doenças que fazem parte do quadro das LER/DORT é dar atenção às questões da ergonomia e das condições de trabalho:
21 DICAS PARA PREVENIR A LER/DORT 1 – A altura ideal deve ser de 48 a 58cm. 2 – O encosto deve estar a 110° do assento. 3 – A cadeira deve ter apoio para a região lombar e dorsal. A Cadeira Ergonômica previne dores e lesões das coxas, pernas e coluna.
6 dicas para evitar as lesões
Qual o tratamento Para tratar é necessário realizar sessões de fisioterapia, pode ser útil a toma de medicamentos, em certos casos pode ser necessária cirurgia, e troca do posto de trabalho pode ser uma opção para que a cura seja alcançada.
Também conhecidas como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), as lesões por esforços repetitivos (LER) são desgastes musculares causados pela repetição intensa do mesmo movimento e atingem diversos setores de trabalho.
LER é a sigla para “Lesões por Esforços Repetitivos” e representa um grupo de afecções do sistema musculoesquelético. DORT significa “Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho”.
As lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) são um conjunto de doenças que afetam músculos, tendões, nervos e vasos dos membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços, braços, ombro, pescoço e coluna vertebral) e inferiores (joelho e tornozelo, ...
As formas clínicas mais conhecidas, por serem as mais incidentes, são (4): Dedo em gatilho, Doença de De Quervain ; Síndrome do túnel do carpo ou ulnar; Epicondilite lateral; Epicondilite medial; Bursites e Cervicobraquialgias.
Saiba quais são os tipos de L.E.R mais comuns e como tratá-los
As doenças causadas pelo esforço repetitivo são muitas, dentre elas podemos citar: tendinite, síndrome do túnel do carpo, tenossinovites, bursite, mialgias, síndrome do pronador redondo entre outras.
Para o diagnóstico de DORT, seja ele uma Lesão por Esforços Repetitivos ou outro distúrbio, o especialista pode solicitar histórico clínico detalhado, relato de comportamento de hábitos relevantes, histórico pessoal e familiar, exame físico e exames complementares, como o Raio X, a Ultrassonografia, a Ressonância ...
Segunda fase: nesse estágio a dor é mais persistente, mas o quadro ainda é leve. Se as condições de trabalho forem alteradas ainda é possível reverter o quadro.
Proposta facilita aposentadoria por invalidez para casos de LER/Dort. ... conceder o benefício da aposentadoria por invalidez, apenas o auxílio-doença, que é temporário. A proposta abre espaço para que outras doenças incapacitantes também gerem o direito à aposentadoria por invalidez nesse mesmo modelo.