A artéria renal é a artéria que vasculariza o rim. Existem em número de duas, uma para cada rim que nascem da artéria aorta e se dirigem até ao rim através do seu hilo.
A artéria renal transporta sangue oxigenado rico em minerais do coração para os rins, para nutrição e respiração celular. As veias renais carregam sangue desoxigenado após os produtos residuais terem sido removidos via filtração glomerular dos rins para o coração.
É um exame de ultrassonografia com doppler colorido que estuda o fluxo nas artérias renais, desde sua origem na aorta abdominal até o rim, procurando identificar áreas de estenose nestes vasos.
Este exame avalia a porção da artéria aorta abdominal e artérias renais, na detecção de aterosclerose e hipertensão renal.
A artéria renal é um grande vaso sanguíneo que supre cada rim. Esse vaso se ramifica da artéria primária do coração, conhecida como aorta, e fornece sangue limpo e rico em oxigênio para cada rim.
Medula renal é a parte mais interna do rim localizado entre o córtex renal e a pélvis. Ela contém numerosos tubos coletores de urina. Sendo responsável pela filtração da urina, na medula renal humana existem milhares de néfrons que executam essa ação.