Como identificar ácidos e bases Uma base na água deixa o papel azul. Uma substância neutra, como água pura, dá ao papel de tornassol uma cor intermediária entre o vermelho e o azul. Uma solução básica pode ser identificada pela cor azul do papel de tornassol.
Tem mais depois da publicidade ;) Com base na definição de Arrhenius, a fórmula dos ácidos apresenta um padrão característico, que é HyX. Dessa forma, o que diferencia um ácido de outro, em relação às suas fórmulas, é o tipo de ânion (X) e a quantidade de hidrogênios (y).
Quando o oxigênio está presente na fórmula molecular do ácido, ele é chamado de oxiácido. Exemplos: H2SO4, HNO3, H2CO3, H3PO4 etc.
O hidrogênio ionizável é aquele capaz de formar um cátion hidrônio. Para saber se um hidrogênio é ionizável, levamos em consideração a classificação do ácido em hidrácido (não possui oxigênio na sua composição) ou oxiácido (possui oxigênio na sua composição). Todo hidrogênio de um hidrácido é considerado ionizável.
Hidretos metálicos O hidrogênio combinado com elementos do bloco d e f da tabela periódica, lantanídeos e actinídeos forma hidretos. As propriedades físicas e químicas desses compostos são, comumente, próximas às dos metais que os constituem: podem apresentar brilho metálico, alta dureza e boa condutividade elétrica.