Metotrexato (MTX) é um medicamento modificador do curso da doença (DMARD) usado como primeira linha de tratamento para artrite reumatoide (AR). Farmacologicamente, é classificado como um antimetabólito devido seu efeito antagonista no metabolismo do ácido fólico.
Não há evidências de efeitos adversos do tratamento MTX da gravidez ectópica em futuras gestações 24. A gravidez intersticial (localizada na junção das tubas uterinas da cavidade uterina) é tratada inicialmente com MTX multidose, recorrendo à terapia cirúrgica se houver algum comprometimento do estado clínico 25.
Um dos efeitos do álcool é provocar a dilatação vascular — condição conhecida como vasodilatação. Isso pode culminar no aparecimento de varizes, que, de tanto se dilatarem, acabam ficando tortuosas e muito aparentes.
Álcool: quem toma Humira pode beber cerveja? Não é recomendado. O consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com medicamentos não é indicado, pois pode acarretar problemas para a saúde.
Os efeitos colaterais mais comuns associados ao Humira (observados em mais de 1 em cada 10 pacientes) são: infecções (incluindo nariz, garganta e seios nasais), reações no local de injeção (vermelhidão, coceira, hemorragia, dor ou inchaço), dores de cabeça e dores musculares e ósseas.
Adalimumabe age bloqueando a proteína chamada TNF-alfa que, quando produzida em excesso pelo sistema imunológico, causa a inflamação que pode levar a doenças crônicas, como a artrite reumatoide, psoríase, doença de Crohn, hidradenite supurativa, entre outras2.
Os efeitos começam a surgir poucos dias após a aplicação, mas a eficiência só poderá ser avaliada de maneira segura com três meses de uso.
Adalimumabe é indicado para o tratamento da artrite reumatoide grave, ativa e progressiva em pacientes não tratados com metotrexato previamente.