EQST

Como E Quando Surgiu A Educaço Infantil No Brasil?

Como e quando surgiu a educação infantil no Brasil?

No Brasil, por volta da década de 1970, com o aumento do número de fábricas, iniciaram-se os movimentos de mulheres e os de luta por creche, resultando na necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operária, surgindo então as creches, com um foco totalmente assistencialista, visando apenas o “cuidar”.

Qual a origem da educação infantil no Brasil?

Foi devido às mudanças sociais e econômicas que surgiram as primeiras instituições especializadas no ensino a crianças de 0 a 6 anos de idade. Neste contexto nos reportamos ao Brasil que viveu um período de profundas modificações político-sociais.

Como aconteceu o processo de regulamentação da educação infantil no Brasil?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.

Como a educação infantil era vista?

Antigamente a educação infantil era pouco apreciada no mundo todo, não diferente aqui no Brasil, quando surgiram as instituições de educação infantil eram resumidamente um “depósito de crianças”, onde só cuidavam e não educavam, ou seja, as crianças não tinham contato algum com o conhecimento, não tinham ensino- ...

Qual o significado real da educação infantil?

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

O que falar sobre a educação infantil?

A Educação Infantil é conceituada como a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico e social, complementando a ação da família e da comunidade.

O que falar sobre a educação?

O conceito de educação diz respeito basicamente ao processo de ensinar e aprender. De forma ampla, podemos definir educação como o meio fundamental para que os hábitos, costumes, comportamentos e valores de uma sociedade sejam transferidos de geração em geração, de acordo com a evolução da coletividade como um todo.

Qual é o papel da educação na sociedade?

Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. ... Educação, um direito fundamental de todos, perpassa o desenvolvimento humano por meio do ensino e da aprendizagem, visando a desenvolver e a potencializar a capacidade intelectual do indivíduo.

Quem é o educando e o que ele significa?

adjetivo, substantivo masculino Indivíduo que recebe educação; que se encontra em processo de aprendizagem; aluno. plural Educandos. Etimologia (origem da palavra educando). Do latim educandus.

O que é o ensino?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Ação ou efeito de ensinar; ensinamento. 2 Forma sistemática de transmitir conhecimentos, geralmente em escolas. 3 Método usado para transmissão de conhecimento. 4 Boas maneiras; civilidade, educação, polidez.

O que é o processo de ensino?

O processo ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos. Mais do que “ensino” e “aprendizagem”, como se fossem processos independentes da ação humana, há os processos comportamentais que recebem o nome de “ensinar” e de “aprender”.

Para que serve o ensino?

O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos humanos para instruir e educar seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escolas. O ensino pode ser praticado de diferentes formas. As principais são: o ensino formal, o ensino informal e o ensino não formal.

O que é uma atividade de ensino?

O ensino, por sua vez, refere-se à prática em que o aluno desenvolve o seu conhecimento por meio de atividades como monitoria das disciplinas universitárias, por exemplo. A extensão consiste em levar os conhecimentos adquiridos pelos alunos dentro da universidade para a sociedade.

O que é uma atividade de pesquisa?

As atividades de Pesquisa, associadas ao ensino e à extensão, são desenvolvidas através do estudo sistemático dos temas e problemas relevantes do ponto de vista científico, socioeconômico e cultural.

O que é uma atividade de extensão?

O objetivo principal das atividades de extensão é a troca de conhecimentos. ... Entre as atividades de extensão universitária mais comuns estão cursos de formação, capacitação e qualificação abertos ao público, além da elaboração e administração de projetos sociais e ambientais articulados para a comunidade.

O que é uma extensão universitária?

A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição.

Qual o papel função dos projetos de extensão universitária?

Os projetos de extensão são aqueles que ampliam a atuação do campus universitário para além das salas de aula. Ou seja, a articulação prática do conhecimento científico do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.

Qual o objetivo de um projeto de extensão?

Projetos de extensão devem buscar solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Universidade. Envolvem ações de conscientização, capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, consultorias, emissão de laudos, entre outras.

Qual a importância de participar de um projeto de extensão?

Pensando neste sentido, podemos dizer que a extensão universitária se configura como um processo educativo e científico. Ao promovê-la, estamos (re)produzindo um conhecimento de suma importância: um conhecimento que viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade e vice-versa.

Qual a importância da pesquisa e extensão na vida acadêmica?

A pesquisa tem por objetivo a produção de novos conhecimentos acerca do que vemos em sala de aula, ampliando nossos conhecimentos. ... Para Socorro, o “tripé ensino, pesquisa e extensão deveria ser o eixo fundamental de toda universidade, pois eles são complementares e indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem.