A topologia pode determinar como os computadores se comunicam na rede. Diferentes topologias necessitam de diferentes métodos de comunicação e esses métodos têm grande influência na rede. As topologias padrão mais usadas são as seguintes: Barramento, Estrela e Anel [6].
Topologia Ponto a ponto As vantagens dessa topologia é que são mais propícias as ramificações e sofrem perdas de dados mais baixas quando comparadas às outras topologias, além de ser mais barata. Já o ponto negativo é que por ser muito simples, tem poucos recursos.
Em um projeto de cabeamento estruturado será necessário prever os espaços e a localização dos Quadros e Racks, onde serão instalados os equipamentos para distribuição dos sinais de voz, dados e imagem em toda a edificação, além de receberem os cabos das concessionárias de telefonia, tv, internet e demais serviços.
Para que a rede seja funcional, é preciso prever qual a demanda de banda necessária para atender às necessidades do negócio. É importante saber também, quais são as restrições que podem impactar nessa questão. Dessa forma, será possível projetar a topologia de rede ideal.
Para montar uma estrutura de rede confiável, evitando retrabalho no decorrer do tempo, é importante que você tenha atenção com os 10 pontos essenciais abaixo.
Conecte o switch ao roteador (caso seja necessário). Ao usar um switch para expandir o número de portas, conecte um cabo ethernet de qualquer uma das portas LAN do roteador em qualquer uma das entradas LAN no switch. Dessa forma, haverá uma expansão da rede para as outras portas LAN no switch.
Clique em Iniciar e em Painel de Controle. Em Rede e Internet, clique em Escolher opções de grupo doméstico e de compartilhamento. Na janela de configurações Grupo doméstico, clique em Alterar as configurações de compartilhamento avançadas. Ative a Descoberta de rede e o compartilhamento de arquivos e impressoras.
Siga estas etapas para configurar a rede: