São seres unicelulares de cor verde devido à presença de clorofila e a forma de um fio fino. ... A euglena é um organismo unicelular que vivem principalmente em água doce, embora algumas espécies sejam encontradas em água salgada. Elas têm caudas longas chamadas flagelos, que eles usam para se mover através da água.
Outros representantes das euglenófitas possuem cloroplastos e são capazes de realizar o processo de fotossíntese. ... As euglenófitas apresentam como característica principal a presença de flagelos. Elas possuem dois flagelos, um mais longo que o outro. O flagelo menor não emerge para fora da célula.
As euglenófitas também conhecidas como euglenas, são algas unicelulares que se locomovem por meio de um flagelo e vivem principalmente em água doce, mas também em água salgada. ... Ela se reproduz por cissiparidade e, quando sua reprodução é intensa, a água pode adquirir uma coloração esverdeada.
Os euglenóides não possuem parede celular e apresentam uma característica bastante peculiar: embora possuam cloroplastos e sejam fotossintetizantes, são capazes de sobreviver na ausência de luz, ingerindo partículas de alimento do meio externo, comportando-se, nesse caso, como heterótrofos.
As algas constituem um grupo heterogêneo de organismos que se caracteriza pela presença de clorofila a e por não possuírem um corpo dividido em raiz, caule ou folhas, em razão da ausência de tecidos verdadeiros. Podem ser organismos unicelulares ou multicelulares.
As algas pardas podem apresentar um ou vários cloroplastos e os pigmentos fotossintéticos são clorofila do tipo a e c, que geralmente mascaram-se em presença dos carotenoides, com o principal deles, a fucoxantina, ocorrendo em grande quantidade e que confere a cor marrom-dourada, como em crisófitas e diatomáceas; a ...
As feófitas (Phaeophyta) são algas pluricelulares, muitas filamentosas e algumas muito largas, com especialização de tecidos, embora mais simples que a das plantas superiores. As feófitas podem ter dimensões microscópicas ou atingir dimensões consideráveis (cerca de 70 metros de comprimento).
Em países ocidentais, a importância econômica das algas pardas resulta principalmente dos usos industriais do alginato; esse polímero é utilizado como aditivo para colas, revestimentos, vernizes e óleos. ... As algas pardas são seres fotossintetizantes, que possuem clorofila a e c e o pigmento fucoxantina.
Algas pardas reproduzem-se sexuada e assexuadamente e muitas espécies apresentam alternância de gerações (metagênese). Algumas são flutuantes, como é o caso do gênero Sargassum, feofíceas facilmente encontradas na costa brasileira. ... As grandes algas pardas são chamadas kelps.