crossorigin="anonymous">
Já a planta de localização também conhecida como locação ou implantação, representa uma vista superior do terreno com o objetivo de mostrar como acontece a ocupação do projeto no lote. Essa planta deve fornecer informações mais detalhadas sobre caminhos, cercas, muros, equipamentos, topografia, acessos, etc.
Layout é a distribuição física de maquinas, pontos de trabalho, equipamentos, homens, área de circulação, unidades de apoio e tudo mais que ocupa espaço na fabrica, com objetivo de maximizar o funcionamento do processo e otimizar o ambiente de trabalho.
Layout ou arranjo físico é a técnica de administração de operações cujo objetivo é aumentar a eficiência do sistema de produção. Um fluxo bem ajustado permite a rápida movimentação dos produtos através do sistema produtivo.
Layout é a configuração espacial dos departamentos, estações de trabalho, máquinas, equipamentos, utilidades, corredores de circulação, escritórios, refeitório, banheiros, vestiários e pontos de armazenagem.
Os três principais tipos são:
Tipos básicos de arranjo físico
Os três principais tipos são: Layout por produto ou linear no qual o produto se movimenta entre as máquinas e os postos de trabalho, que permanecem fixos. ... Layout por processo ou funcional, é aplicado, por exemplo, quando são fabricados produtos com fluxos de produção diferentes envolvendo os mesmos equipamentos.
Segundo Slack et al., (2008), há 4 dimensões, os chamados 4Vs da Produção, que podem ser usados para distinguir diferentes operações. São elas: volume de output, variedade de ou- tput, variação da demanda do output e grau de contato com o cliente envolvido na produção do output.
Tipos de operações da produção
As operações produtivas interagem entre si, ou seja: no lado do fornecimento, uma operação tem seus fornecedores, que também tem seus próprios fornecedores e assim sucessivamente. ... As operações de serviços também têm fornecedores e clientes, conforme mostra a figura abaixo.
similaridades entre todas as operações produtivas? Todas as operações produtivas podem ser modeladas como processos quetransformam recursos de entrada (input) em recursos de saída (output). Todos os recursos de entrada possuem recursos transformadores, que são, geralmente, divididos entre "instalações" e "pessoal".
A Administração da produção e operações (APO) é a administração do sistema de produção que transforma os insumos (matérias-primas, pessoal, tecnologia, máquinas, e outros recursos) em saídas (produtos ou serviços) da organização; trata da maneira pela qual as organizações produzem bens ou serviços. ...
Veja como funciona. A Administração de Produção está voltada para as atividades industriais de produção de bens físicos, já a de Operações refere-se às atividades desenvolvidas em empresas que prestam serviços.
As operações de empresa são, basicamente, as atividades desenvolvidas pela empresa em diferentes setores que, ao final, contribuem para o funcionamento segundo a visão de negócios. ... As operações financeiras, por exemplo, visam a gerar recursos financeiros para a empresa.
O sistema de produção é um conjunto de elementos, pessoas, máquinas e processos responsáveis por produzir um produto ou serviço. Esses elementos se interligam para alcançarem o objetivo final, que é produzir. Conforme uma indústria vai crescendo, é necessário adequar e melhorar o seu sistema de produção.