A camada de valência é a última camada da distribuição eletrônica. Assim, os elétrons que essa camada possui determina a família que o elemento químico está.
Em química, eletrões de valência ou elétrons de valência são os eletrões contidos no mais exterior nível eletrónico de um átomo. Os eletrões de valência são importantes para determinar como um elemento químico reage quimicamente com outros elementos.
Elemento químico tóxico Todos esses elementos apresentam o subnível p como o mais energético (com dois elétrons).
Distribuição de todos os elementos da Tabela Periódica
Camada de valência
O subnível mais externo será aquele acompanhado do número quântico Principal(N) de maior valor - no caso dos metais de transição, esse subnível será "d" se for de transição externa, e "f" se for interna. Já o mais energético será o ultimo subnível adicionado através da sequência de distribuição de Linnus Pauling.
Elétron mais externo é aquele que vai formar ligações químicas (reações) o mais energético é o elétron que distribui por ultimo no diagrama de Pauling..
Resposta. O subnível mais externo de um átomo é sempre aquele que se encontra mais afastado do núcleo, ou seja, localiza-se na camada de valência. No tungtênio temos 6 níveis de energia; logo, o subnível mais externo está localizado no nível 6 ou na sexta camada.
Camada de valência é a camada (ou nível) mais externa (mais distante do núcleo) de um átomo, ou seja, aquela que está mais distante do núcleo. Assim sendo, ela apresenta os chamados elétrons mais externos ou elétrons de valência.
Crosta Terrestre
Exosfera
Um elemento faz a quantidade de ligações necessidades para se estabilizar, e isso ocorre quando ele tem 8 elétrons na sua ultima camada de valência, por exemplo, o carbono só possui 4 elétrons na sua ultima camada de valência, logo, ele precisa realizar 4 ligações.
Assim, se o composto for neutro (número de elétrons = prótons) é só ver o número atômico do elemento e ir completando a tabela. A última camada que você botar os elétrons será a camada de valência.
Bom, a ligação química se estabelece entre os elétrons da camada mais externa da eletrosfera (camada de valência). Para tanto, duas características são essenciais: A força de atração eletrostática que existe entre as cargas elétricas de sinais opostos; A tendência que os elétrons têm de formar pares.