A técnica de Hoffman, Pons e Janer ou Lutz ou método de sedimentação espontânea consiste basicamente na mistura das fezes com água, sua filtração por uma gaze cirúrgica (ou parasitofiltro) e manutenção em repouso, formando uma consistente sedimentação dos restos fecais ao fundo do cálice.
Método de Faust é um exame parasitológico de fezes, que consiste na centrífugo-flutuação em sulfato de zinco. As fezes são homogeneizadas em água filtrada,e centrifugadas até a solução tornar-se clara. Após isto, ressuspende-se a solução com sulfato de zinco a 33%, densidade de 1,18 g/ml.
Para a coleta é preciso:
No caso do exame de urina tipo 1 ou de cultura, o paciente deve colher a primeira urina do dia, que é mais concentrada, mas descartar o primeiro jato, pois ele contém células e secreções presentes na uretra que podem interferir no resultado.
Para a realização desse exame faz se necessário colher 2 amostras de urina com intervalo de 2 horas (sendo o ideal a primeira e a segunda urina do dia). Após levantar-se fazer a coleta em um coletor convencional de tampa rosqueável, não se faz necessária higienização nem se pode desprezar o primeiro jato de urina.
O teste de gravidez deve ser feito, de preferência, com a primeira urina da manhã, porque esta é a mais concentrada e, por isso, contém uma maior quantidade de hormônio hCG, mas normalmente o resultado também é confiável se for realizado em qualquer hora do dia, depois de aguardar cerca de 4 horas sem urinar.
A urina pode ser colhida em qualquer horário, observando que o paciente deve permanecer duas horas sem urinar para gerar o volume ideal para a análise.