Independentemente se é formação inicial ou formação continuada, o trabalho do professor formador deve estimular os futuros docentes ou já profissionais, a analisar o cotidiano da sala de aula e discutir com seus pares as questões pedagógicas, sociais e políticas.
Fique a conhecer as 10 Caraterísticas que não podem faltar a um bom formador:
Princípios da coordenação escolar Para exercer essa função o perfil do coordenador pedagógico deve ser baseado em três princípios: A capacidade de ser formador de opinião, articulador e transformador.
Os 6 papéis equivocados do coordenador pedagógico
O coordenador pedagógico tem grande importância no espaço escolar. Ele promove a integração dos professores, dos alunos e de todos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, estabelecendo, de forma harmoniosa, as relações interpessoais. É um profissional que atua entre a direção e os professores.
É fato que para desempenhar seu papel na escola na qual atua, é necessário que o Coordenador Pedagógico cuide da sua própria formação profissional.
O coordenador pedagógico é o educador responsável pela formação continuada dos professores dentro do ambiente escolar. ... "Ajudar o professor a pensar como organizar, propor e encaminhar o conteúdo que ele sabe junto aos alunos.
Em geral, os cursos envolvem aulas teóricas, práticas e estágio, que deve ser supervisionado por professores experientes, coordenadores e diretores das escolas. Já a formação complementar pode incluir seminários, workshops e cursos livres na área de interesse do profissional, além de pós-graduação.
A atualização do professor é uma prática necessária ao exercício da atividade docente. Atualizar significa estar aprendendo sempre, conhecendo novos saberes. ... Mas é na escola que ela se destaca como a principal ferramenta docente, ativa processo ensino aprendizagem.
A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.
A avaliação é um processo natural que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos.