O número 9 é sagrada a Iansã, nove também são as qualidades de Iansã e 4 são as Oyás de culto Igbalé. Senhora dos ventos, dos tufões, das nunvens de chumbo, tempestades, das águas agitadas pelo vento, águas do seu rio Níger, onde é cultuada.
Tão poderosa quanto o seu marido Xangô, Iansã é uma deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás. ... Irrequieta tal qual o marido, Iansã tem forte espírito guerreiro e já foi de grande serventia quando Oxalá precisava vencer uma batalha.
Passo-a-passo:
Um grande erro praticado até mesmo por quem é de dentro do Candomblé no geral a anos é a forma gramatical dessas duas entidades, visto que OMOLU (Obaluaê, Xapanã) é um Orixá e OMULÚ é um Exu (Senhor Omulu).
Apesar de algumas diferenças, Omolu/Obaluaê e São Lázaro/São Roque possuem pontos em comum, destacados nas religiões afro-brasileiras, entre os quais o deburù (pipoca), chamado de “a flor do Velho”. Palavras-chave: Xapanã/Omolu/Obaluaê. São Lázaro/São Roque. Deburù/pipoca/a flor do Velho.
Oxalá – Lírio branco, copo de leite, Girassol, Angélica e flores brancas em geral. Oxóssi – Antúrio, Samambaia, folhagens e flores em geral. Oxum – Rosas amarelas, Rosas Cor de Rosa, Lírios em geral. Iemanjá – Rosas brancas, Margaridas, Palmas brancas, Angélica.
BEBIDA > Vinho tinto, dendê. CARACTERÍSTICAS > Domínio entre a vida e a morte.
Cavalo
Atualmente no Brasil são cultuados apenas 12 orixás. Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos. Um número pequeno, diante dos mais de 200 existentes na África Ocidental, a célula mater dessas divindades.
Xangô, chefe do vermelho, rei de Oyó, dono do fogo é um evidente símbolo solar, com seus 12 Obás, seus 12 pares, seus 12 cavalheiros e, portanto, um símbolo de vida, de erotismo e sensualidade, no seu melhor sentido, presidindo inclusive o amor, e, odiAndo acima de tudo a morte, a doença.
Para saber quem realmente é o seu Pai ou Sua Mãe de Cabeça, é necessário ter em mãos, com absoluta certeza a data de nascimento da pessoa....Tábua Numerológica.