O estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Ele serve para responder questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado.
Para fazê-lo se passa principalmente por três momentos: 1o A escrita descritiva da história do “patho-doença”; 2o A escrita descritiva da história do “pathos-paixão-transferência” do paciente em análi- se; e 3o A escrita da análise e interpretação das históri- as da doença e da transferência e a construção teórica em ...
Então vamos lá passar os casos clínicos: A primeira frase deve ser: Nome do paciente, idade, gênero, procedência e sua queixa principal. Aqui também deve entrar características que mudam completamente o quadro, como, por exemplo, ser Portador de HIV ou transplantado.
SNAPPS é acrônimo de seis etapas específicas: Sumarizar (summarize), Numerar (narrow), Analisar (analyze), Perguntar (probe), Planejar (plan), Selecionar (select) (3-5) (Quadro 1): 1. Sumarize brevemente a história e os resultados.
Um estudo de caso busca descrever e analisar uma situação ou um problema único, mas onde há diversas variáveis a serem investigadas. A partir da investigação de todas as variáveis, o pesquisador compila os resultados obtidos para formular conclusões sobre o tema.