Esse Escantilhão é uma ferramenta utilizada para elevação de alvenaria estrutural, onde não existe laje superior. Instalado nos cantos das alvenarias em construção, ele auxilia no assentamento do bloco, garantindo o prumo e o nivelamento adequado.
Termo que define cangalho, armação constituída por estacas cravadas no terreno e réguas, sobre as quais se marcam as dimensões dos elementos de obra a transferir para o terreno; tipo de régua de matriz para regular medidas por comparação.
Execução de Alvenaria: encunhamento Para prevenir as fissuras, é necessário empregar materiais e técnicas que possam absorver estes esforços e maximizar a aderência entre estas partes da construção. O encunhamento com argamassa expansiva é uma destas soluções e deve ser utilizado quando a estrutura é pouco deformável.
A ligação alvenaria-estrutura, também conhecida como encunhamento, consiste no preenchimento da última fiada da parede. A execução não é feita com blocos, mas sim com argamassas ou espuma de poliuretano.
O encontro entre a alvenaria de vedação e a estrutura de concreto do pavimento superior é uma região onde podem ocorrer fissuras. A folga deixada entre a alvenaria e a estrutura – de 2 a 3 cm – é preenchida em cada um dos lados com uma colher de pedreiro. ...
Para levantar uma parede, temos duas coordenadas básicas: uma linha horizontal, que nivela o comprimento, e outra vertical, que nivela a inclinação em relação à base. A primeira é chamada de Nível e a segunda de Prumo.
A vedação vertical pode ser entendida como sendo um subsistema do edifício constituído por elementos que compartimentam e definem os ambientes internos, controlando a ação de agentes indesejáveis, entre os quais pessoas intrusas, animais, ventos, chuva, poeira e ruído.
A argamassa expansiva é um agente demolidor não explosivo, em pó, cujo componente majoritário é a cal virgem.
O que é? É uma argamassa muito expansiva para qualquer tipo de corte de rochas e concreto e também para demolição de betões e blocos de cimento. A Massa Expansiva age em função da dilatação de seu volume, exercendo nas paredes do furo uma força unitária superior a 8.
“A preparação da mistura é feita com água fria e limpa, na proporção de 3 litros para cada 10 kg de argamassa”, fala Caetano. A injeção do material nas aberturas pode ser realizada com uso de um funil e deve acontecer em, no máximo, 15 minutos após misturar a argamassa.
O cimento expansivo é a revolução na segurança para desmonte de rocha. Esta técnica permite partir pedra sem os inconvenientes de ruído, projeções ou vibrações. É muito utilizada para a obtenção de cortes perfeitos na indústria de rochas ornamentais.
Quebre os pedaços maiores com uma marreta ou uma britadeira.
A demolição é feita da seguinte forma:
Modo de furar: Rosquear o spit no batedor, deve-se ir batendo e girando até ele entrar todo na rocha inclusive alguns milímetros mais para dentro da borda após isso se retira ele e encaixa o cone de expansão, coloca ele para dentro e bate até travar, então desrosqueia o batedor e rosqueie o parafuso da ancoragem.
Bata levemente o topo do cinzel com o martelo para marcar a pedra. Mova a ponta do cinzel ao longo da linha de ruptura desejada, batendo levemente com o martelo seguindo toda a extensão da pedra. Continue marcando a rocha até que circule-a toda.
Veja que o anel metálico de reforço fica posicionado contra a arruela de aperto. Então, essa é a posição correta do disco de corte numa esmerilhadeira, com o anel metálico pressionado contra a arruela de aperto, ou seja, com o lado pintado do disco voltado para fora.
Os discos diamantados podem ser usados para corte seco e úmido. Essa característica deve ser averiguada na identificação de cada disco antes da compra, já que um disco indicado para corte úmido não terá bom rendimento se utilizado a seco.