EQST

O Que Quer Dizer Colecistite Crnica Calculosa?

O que quer dizer colecistite crônica Calculosa?

A colecistite crônica é a inflamação da vesícula biliar por longos períodos, quase sempre causada por litíase vesicular. (Ver também Visão geral da função biliar.) Colecistite crônica quase sempre resulta de cálculos biliares e episódios anteriores de colecistite aguda (mesmo que leve).

O que é uma Colecistopatia Calculosa?

O que é a pedra na vesícula (colecistopatia calculosa)? Pedra ou cálculo da vesícula é uma doença extremamente comum na população mundial. Cerca de 20% das pessoas tem pedra (cálculo) na vesícula. Mais de 30 milhões de brasileiros tem esse problema.

Como tratar Colecistopatia Calculosa?

O tratamento é cirúrgico na maioria dos casos e a escolha é pela cirurgia vídeo-laparoscópica. As complicações ocorrem quando os cálculos migram para o ducto cístico podendo levar a colecistite aguda, que pode evoluir, se não operada, para empiema/pus, gangrena e perfuração.

O que causa a colecistite?

Na maioria dos casos a colecistite é provocada por cálculos na vesícula, que causam a obstrução do fluxo da bile num canal chamado ducto cístico, que permite a saída de bile da vesícula.

Quais os tipos de colecistite?

A colecistite pode ser dividida em duas categorias: a aguda e a crônica. Os dois tipos são diferenciados de acordo com a intensidade e a frequência com que a dor é sentida.

Como a colecistite pode causar pancreatite?

Cada ano, milhares de pessoas são admitidas em hospitais com a doença. A causa mais comum de pancreatite aguda é a presença de cálculos biliares - pequenas “pedras” formadas por bile que endureceu - que causam a inflamação no pâncreas, assim que passam através do ducto biliar comum.

Quais os motivos de ter pedra na vesícula?

Muitos fatores podem alterar a composição da bile e acionar o gatilho de formação de pedra na vesícula. Alguns fatores que aumentam o risco são: - dieta rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras; - vida sedentária, com elevação do LDL (mau colesterol) e diminuição do HDL (bom colesterol);

Quais são os alimentos que causam pedra na vesícula?

Peixes gordos, como atum, salmão e sardinha; Outros: chocolate, biscoitos, massa folhada, caldo de carne, molhos prontos e maionese; Bebidas alcoólicas; Quem tem pedra na vesícula deve consultar um nutricionista para individualizar a dieta e um gastroenterologista para orientar o melhor tratamento a ser seguido.

O que fazer para não ter pedra na vesícula?

Por isso, o mais indicado para quem está tratando - ou quer evitar - pedras na vesícula, é evitar ao máximo frituras (salgadinhos, batata frita e alimentos a milanesa, por exemplo), carnes vermelhas (que possuem muita gordura saturada), assim como biscoitos recheados, pipocas de micro-ondas e congelados (pizzas, ...

O que pode causar pedra nos rins?

Qualquer pessoa pode formar pedra nos rins, mas há fatores que aumentam esse risco. Eles são fatores como predisposição genética, não tomar água, consumir alimentos ricos em sal, carnes em excesso e sedentarismo, entre outros.

O que é bom para quebrar pedra nos rins?

Neste caso o médico poderá decidir entre as seguintes técnicas:

  1. Litotripsia extracorpórea: causa a fragmentação dos cálculos renais através das ondas de choque, até elas se tornarem pó e serem eliminadas pela urina;
  2. Nefrolitotomia percutânea: utiliza um pequeno aparelho de laser para reduzir o tamanho do cálculo renal;

Qual fruta é boa para pedra nos rins?

Frutas Cítricas: Frutas como a Laranja, o Melão ou o Limão possuem o ácido cítrico que é capaz de dissolver e prevenir a formação de cristais (pedras) nos rins. Ingerir essas frutas em forma de sucos também é uma opção desde que seja natural (evitando excessos de açúcar por exemplo).

Qual suco é bom para os rins?

Suco de limão, laranja e melão Os sucos de limão, laranja e melão contêm ácido cítrico. Essa substância ajuda a prevenir a formação de cálculos renais, pois liga-se ao cálcio da urina.

Que chá é bom para infecção nos rins?

Os sucos de Aloe Vera, ou de limão, feitos com água morna, também são eficazes. No decorrer do dia beba pelo menos 2 xícaras de chá de mirtilo, ou de chá verde. Estes são remédios naturais benéficos. Para reduzir a infecção, coloque toalhas aquecidas na região onde estão os rins.