crossorigin="anonymous">
Com o objetivo semelhante ao treino bi-set, a diferença entre os dois é que o treino tri-set consiste em realizar três exercícios diferentes para o mesmo grupo muscular, seguidos de um descanso. Dessa maneira, ocorre o aumento de massa magra e, consequentemente, alcançar a hipertrofia.
O Bi-set é quando você faz dois exercícios, um atrás do outro, sem descanso entre eles. Somente após os dois exercícios sequencialmente é que você dá uma pausa para recuperação antes de começar mais uma série, aumentando o volume de treino e o cansaço muscular.
O método Rest Pause Training, (RPT) que em português significa “pausa para descanso”, é uma das técnicas mais utilizadas por fisiculturistas do mundo inteiro, e, apesar do nome poder levar as pessoas a pensarem que é uma técnica para relaxar, o que ela proporciona, na verdade, é uma intensificação dos treinos.
Outra possibilidade é intercalar os dois tipos de treino, realizando uma série de dois ou três exercícios de musculação seguindo para um 'tiro' de aeróbico – ritmo intenso de corrida ou pedalada, por exemplo, por um curto período de tempo, determinado pelo educador físico -, repetindo os ciclos.
De acordo com o objetivo da pessoa, o instrutor pode indicar uma combinação de grupos musculares por dia, como por exemplo:
Quais são os biotipos?
Endomorfo. Este tipo de corpo feminino é mais curvilíneo e algumas vezes é associado ao formato de uma pêra, com uma estrutura maior, quadris largos e maior porcentagem de gordura corporal, porém com ombros, tornozelos e pulsos mais estreitos. Nesse caso, uma boa dica de esporte é o levantamento de peso.
Os mesomorfos tendem a ter pernas e braços bem desenvolvidos, com músculos fortes e definidos. Esse é um tipo físico encorpado, com mais gordura corporal. ... Além disso, os endomorfos possuem um nível maior de gordura corporal, porém tem mais facilidade para construir tecidos musculares do que os demais.
Para descobrir o seu, meça a circunferência dos ombros, da cintura e dos quadris. “O importante é a relação entre as medidas, e não a exatidão”, explica ela. Agora, compare os valores e descubra, ao lado, qual é o seu biotipo e como valorizá-lo!