Erro Quadrático Médio (MSE) Em outras palavras, pega-se a diferença entre o valor predito pelo modelo e o valor real, eleva-se o resultado ao quadrado, faz-se a mesma coisa com todos os outros pontos, soma-os, e dividi-se pelo número de elementos preditos. Quanto maior esse número, pior o modelo.
Valor preditivo positivo (VPP): é a probabilidade de um indivíduo avaliado e com resultado positivo ser realmente doente. Valor preditivo negativo (VPN): é a probabilidade de um indivíduo avaliado e com resultado negativo ser realmente normal.
Valor preditivo positivo: é a probabilidade da presença da doença quando o teste é positivo e é calculado como: a/a+b. Valor preditivo negativo: é a probabilidade da ausência de doença quando o teste é negativo: d/c+d.
Proporção de indivíduos que não tem a doença entre aqueles com o teste positivo. Probabilidade de Falso-Negativo (PFN): PFN = P(D = 1|T = −) = 1 − P(D = 0|T = −) = 1 − VPN. Proporção de indivíduos que tem a doença entre aqueles com o teste negativo.
Valor da Predição Negativa (VPN)
Imagine que o teste em questão foi positivo em uma pessoa doente, então temos um resultado verdadeiro-positivo. Porém, se o teste for negativo em um indivíduo doente, esse resultado foi um falso-negativo. Já se o teste for aplicado em indivíduos não doentes, e o resultado for negativo, tem-se um verdadeiro-negativo.
Um teste diagnóstico é um instrumento capaz de diagnosticar a doença com determinada precisão. Para cada teste diagnóstico existe um valor de referência que determina a classificação do resultado do teste como negativo ou positivo. Um teste diagnóstico é considerado útil quando ele identifica bem a presença da doença.
A definição da doença é feita por outro teste ou critério, chamado padrão ouro. O padrão ouro tem baixíssima possibilidade de erro, mas, em geral, é um teste caro, difícil de ser feito ou causador de desconforto para o paciente.
Sensibilidade - é a capacidade que o teste diagnóstico/triagem apresenta de detectar os indivíduos verdadeiramente positivos, ou seja, de diagnosticar corretamente os doentes.