Toda a planta do cajuzinho-do-cerrado é empregada na medicina popular. A infusão de suas folhas e da casca do caule subterrâneo é utilizada para curar diarreias. ... A infusão das inflorescências é utilizada para combater a tosse e baixar o nível de glicose nas pessoas diabéticas.
Aumenta a imunidade. Por ser rico em vitamina C e zinco, o caju é benéfico para o sistema imunológico. A vitamina C contribui para as defesas do organismo, pois protege o tecido epitelial e promove atividade antioxidante. O zinco, por sua vez, contribui para diminuir o estresse oxidativo e o surgimento de inflamações.
Cajuí, cajuzinho-do-cerrado ou cajuzinho-do-campo são os nomes dados aos cajus nativos do bioma Cerrado. Espécies ainda pouco estudadas, Anacardium nanum e Anacardium humile, são plantas de porte arbustivo encontradas nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e no Distrito Federal.
Propriedade terapêutica: Antissifilítico, béquico, antidiabético, antidiarreico, cauterizante. Indicação terapêutica: Afecções da pele, diarreia, tosse, baixar a glicose sanguínea, calo, verruga.
O cajueiro é popularmente utilizado o chá das cascas com finali- dades anti-inflamatória, cicatrizante, antiglicêmico e afins.
Acomode a muda no centro da cova e, para direcionar o crescimento do cajueiro, faça o tutoramento. Amarre a muda a uma estaca de um metro de altura enterrada junto ao caule. >>> ESPAÇAMENTO Recomenda-se distância mínima de sete metros entre as covas, cujas medidas devem ser de 40 x 40 x 40 centímetros.
Tempo de germinação: a castanha inicia sua germinação a partir de 10 dias após a semeadura, prolongando-se por mais de 20 a 22 dias. As sementes que não germinarem nesse período devem ser eliminadas.
Como controle preventivo, recomenda-se aplicação de um produto comercial a base de enxofre registrado para o cajueiro. Use-o na dosagem de 500 gramas a 600 gramas por 100 litros de água e o volume da calda, de 800 litros a 1.
Como germinar e plantar sementes de Caju Você vai pegar essa parte mais gordinha, que estava unida ao resto da fruta, e colocar na terra. Não enterre a semente inteira. enterre só essa parte debaixo. Regue com frequência para evitar que a terra seque, fique atento pois a terra deve estar sempre úmida.
oito anos
Como plantar caju
Tipo de propagação tem efeito na produção do cajueiro Planta rústica, o cajueiro pode produzir, ainda que pouco, até em solos muito pobres. Contudo, sua frutificação depende da polinização cruzada, que apresenta uma grande variabilidade na produção quando o cajueiro foi propagado pelo processo sexuado.
Elas devem ser removidas até o oitavo mês de idade da planta, já que nessa fase constituem-se numa fonte de desvio de energia, que deve estar direcionada para o seu crescimento vegetativo. Esta operação deve ser feita com o emprego de um canivete ou tesoura de poda, tendo-se o cuidado de evitar danos às plantas.
A polinização ocorre normalmente até o meio-dia do dia da abertura da flor. A viabilidade do pólen do cajueiro normalmente é alta e a estrutura da flor - com o estigma situando-se em posição superior aos estames - favorece mais a polinização cruzada. É possível ocorrer polinização entre flores de uma mesma planta.
50 anos
Faça um adubo orgânico para caju utilizando esterco bovino (em quantidade moderada para não salinizar o solo) ou compostos orgânicos. Você também pode fazer adubação verde com feijão de porco, feijão guandu e calopogônio.
O cajueiro apresenta raízes laterais distribuídas horizontalmente em toda a sua periferia e uma raiz pivotante bifurcada logo abaixo da superfície. Raízes verticais são emitidas ao longo das raízes laterais, principalmente na profundidade entre 15 cm e 50 cm de profundidade.
Anacardium occidentale L
A pereira é árvore que dá a pera. O pé do pêssego é o pessegueiro. A árvore da banana é a bananeira.
Para que serve: A casca do cajueiro também é usada, popularmente, para se fazer um chá para tratar problemas como tosse, catarro e fraqueza. Além de diabetes, proteger o coração e reduzir os triglicérides. Também é um excelente antisséptico, bactericida e bastante efetivo para tratar cáries dentárias.
A copa do cajueiro-comum pode atingir até 20 m de altura, sendo, por isso, também chamado de gigante. No entanto, é mais comum os cajueiros entre 8 m e 15 m de altura, com diâmetro da copa (envergadura) proporcional ou superior à altura.
A planta possui propriedades anti-inflamatória, laxante, anti-hemorrágica, antisséptica, antidiabética, depurativa, tônica, adstringente, diurética e expectorante.
Para preparar o chá, use duas colheres de sopa das folhas e cascas do cajueiro para um litro de água. Em um recipiente, coloque a água, as cascas, folhas e leve ao fogo por 10 minutos. Após este período, desligue e tampe a mistura pelo mesmo tempo de cozimento, coando e consumindo em seguida.
As cascas e folhas secas da aroeira são utilizadas contra febres, problemas do trato urinário, contra cistites, uretrites, diarréias, blenorragia, tosse e bronquite, gripes e inflamações em geral. ... Emprega-se também contra a blenorragia, bronquites e doenças das vias urinárias.
Caso a aroeira seja utilizada para ajudar no tratamento de doenças de pele, basta colocar 20 g de cascas de aroeira em 1 litro de água e deixar ferver por 5 minutos. Depois coar e passar na região a ser tratada.
É nativa da América do Sul e contém grande quantidade de antioxidantes em sua composição. Além disso, a aroeira possui propriedade adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antimicrobiana, tônica e cicatrizante, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento de diversas doenças.