1. Relativo a semente ou ao sémen (ex.: líquido seminal). 2. Que produz sémen (ex.: vesícula seminal).
Listam-se a seguir alguns trabalhos seminais do grupo, isto é, produções científicas individuais, resultantes de atividades de pesquisa particulares, que apontavam todas na mesma direção da investigação sobre o texto latino do Renascimento.
Na emissão de RG é feita a identificação datiloscópica, ou seja, são coletadas as impressões digitais de cada cidadão. ... Cada estado possui um órgão próprio, geralmente Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Justiça e Cidadania, Secretaria de Justiça e Trabalho, e assim por diante.
A data de expedição fica informada na parte superior direita do documento, ao lado do número do RG....O verso do RG é a parte em que ficam informações, como:
Pelos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, o cidadão pode solicitar uma nova Carteira de Identidade com conforto e segurança, sem necessidade de aguardar disponibilidade de agendamento nos postos para emissão.
Quais os documentos necessários para requerer a segunda via da carteira de identidade?
R$41,42
O cidadão que precisa tirar ou renovar o documento de identidade pode agendar o atendimento no Poupatempo pelo Disque Poupatempo. Basta entrar em contato pelo número 33 – a ligação é gratuita – e seguir as instruções para marcar o serviço.
A carteira de identidade, por exemplo, não tem validade, mas é preciso estar atento ao estado de conservação. Em casos de viagens ao exterior, o RG não pode ter mais do que 10 anos. Já a carteira de habilitação vale por cinco anos e precisa ser renovada dentro do prazo. O passaporte tem a mesma validade.
No Brasil, a cédula de identidade não possui prazo de validade. Portanto, é ilegal a conduta de companhia aérea que impede o embarque de passageiro com destino a países do Mercosul só porque ele apresentou documento de identificação com mais de 10 anos de emissão.
Se você perdeu seus documentos de identificação, não precisa se apavorar. Para embarcar para viagens nacionais, é permitido que você apresente um Boletim de Ocorrência que confirme o fato. Porém, é preciso que ele tenha sido fornecido dentro de, no máximo, 60 dias, antes da data do embarque.
Veja o que diz a ANAC: A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa a todos os passageiros que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) fora da validade será aceita como documento de identificação válido para embarques domésticos em todo território brasileiro.
De acordo com a instituição, desde o ano de 2014 não é mais obrigatória a apresentação de documento original com foto. Ele pode ser substituído por uma cópia autenticada em cartório. ... Para eles, também vale viajar com cópia de documentos de identidade, desde que autenticados em cartório.
Devem apresentar pelo menos um desses documentos na hora do embarque: RG Original. Cópia Autenticada em Cartório do RG (há alguns anos essa possibilidade não era permitida) Identificação profissional de categoria trabalhista com foto emitida por associações ou federações reconhecidas em território nacional.