crossorigin="anonymous">
Meigo e sociável, o porquinho-da-índia gosta de ficar junto de pessoas e de outros porquinhos. Mas eles são animais que preferem as horas com menos luminosidade para brincar, comer e se reproduzir. ... Os americanos contam até com uma associação de criadores do animal.
Nestes casos, como saber se nosso porquinho está doente? Vamos observar sintomas característicos, como espirros ou corrimento nasal e ocular. É importante ir ao veterinário, uma vez que estas infecções respiratórias, se não forem tratadas, podem levar à pneumonia.
A micose, também chamada de dermatofitose, nos porquinhos da índia, é uma doença bastante comum nestes animais. A coceira intensa que esta doença causa é muito desconfortável para o porquinho e é este o principal sintoma que leva os tutores à clinica veterinária de animais exóticos.
Além disso, procure trocar a água todos os dias, fazendo sempre a limpeza do bebedouro. Água parada, morna e/ou com resíduos, como algas, podem desestimular ainda mais a ingestão do líquido pelos porquinhos-da-índia.
Como medida de emergência, pode-se tentar a hidratação por via oral com água, soro fisiológico, água de côco ou Pedyalite em uma seringa, aos poucos, caso o porquinho da índia esteja consciente e conseguindo engolir. Cuidado, jamais ofereça líquidos caso ele não esteja consciente e não o vire de barriga pra cima!
Você pode tentar fazer a alcofa com cola quente ou costurada a mão, mas ela precisa estar bem firme para o porquinho não roer e ela não abrir durante a lavagem. Para lavar a alcofa, basta sacudir a sujeira fora e depois colocar na máquina de lavar com sabão em pó e uma colher de vinagre branco.
Estes animais são seres sociais e adoram atenção. Coloque a gaiola dele em um lugar onde você fica bastante – na sala de estar ou no escritório. Fale com o porquinho durante o dia.
Legumes e verduras Ao contrário do que acontece conosco, o organismo dos porquinhos-da-índia consegue digerir a celulose. ... Entre os legumes e verduras recomendados estão: abobrinha, pimentão, cenoura, beterraba com folhas, pepino, jiló, chuchu, espinafre, rúcula, agrião, couve-flor e chicória.
A ração deve ser própria para porquinhos da índia, não pode ser ração para coelhos; NÃO SERVE RAÇÃO PARA COELHOS! A ração não pode conter sementes de nenhum tipo: gemente de girassol, milhos e outros tipos; Se a ração já tem vitamina C, não precisa dar vitamina a mais em gotinhas — dúvidas sobre a Vitamina C?
Alimentos ocasionais Em geral, os porquinhos-da-índia comem frutas e verduras; sua dieta não está limitada unicamente a alimentos ricos em vitamina C. Além disso, há muitas outras verduras das quais eles podem gostar, como cenoura, brócolis, aipo, feijão verde… bem como frutas: maçã, pêssego, ameixa, melão e melancia.
Sim, os porquinhos podem comer flocos de arroz, mas apenas em pequenas quantidades. Flocos de arroz contém uma quantidade razoável de vitamina C, que é muito necessária para os nossos porquinhos da Índia.
Frutas para porquinho-da-índia Ananás. Cereja. Morangos. Melancia.