Tudo leva a crer que não. Além de desvendar a origem do barulhinho, o estudo realizado no Canadá em 2015 mostrou que estalar os dedos não provoca danos às articulações, pois as estruturas sólidas como ossos e cartilagens não são atingidas.
Pode estalar os dedos sossegado. Provavelmente nenhum dano será feito às articulações e o som pode até indicar a saúde das juntas. A descoberta é de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, que revelou pela primeira vez com método científico o que acontece quando estalamos as juntas.
O que tem que ficar claro é que a pessoa que estala os dedos várias vezes ao dia, para aliviar a ansiedade ou o estresse, de modo compulsivo, deve evitar fazê-lo, pois há risco de frouxidão ligamentar. Ou seja, as pessoas podem, sim, estalar os dedos, mas não devem exagerar.
O barulho do estalar dos dedos é provocado pelo estouro de "bolhas" entre articulações.
Em teoria, todas as juntas do seu corpo podem ser estaladas Mas se forem repetidos com frequência, aumentam a produção do líquido interno das juntas, o que pode causar engrossamento, dor e perda de flexibilidade”, afirma Isidio Calich, da Faculdade de Medicina da USP.
Antes de mais nada, o método mais aconselhável é utilizar uma aneleira para fazer a medição. Uma outra opção é usar o cone medidor e colocar um anel que é utilizado no dedo que se deseja medir. As aneleiras tem tamanho padrão e podem ser encontradas em qualquer joalheria!
No entanto, algumas orientações gerais que ajudam a aliviar os sintomas incluem fazer repouso do local afetado e aplicar gelo. Além disso, fazer massagens ou tomar remédios indicados pelo médico também pode ajudar. Saiba mais sobre o que é a tenossinovite e as opções de tratamento.
Artrite. Acontece devido a uma inflamação nas articulações e juntas. A chamada osteoartrite (artrose) é uma doença degenerativa e afeta, principalmente, os idosos. Essa inflamação geralmente atinge a região próxima às pontas dos dedos, nas articulações ou na base do polegar.
Esse movimento geralmente não traumatiza a articulação e, portanto, não 'engrossa' os dedos nem causa nenhum dano aos ligamentos, cartilagens e tendões.” No entanto, se o ato de estalar os dedos for feito de modo compulsivo, há risco de causar frouxidão ligamentar e até uma doença articular degenerativa.
Segundo Saito, algumas pessoas sentem alívio da articulação quando estalam, associando o hábito a “colocar uma articulação no lugar”. “Mas isso não é medido ou comprovado”, afirma o especialista. “O benefício é o alívio, mas não há provas de que está se alinhando ou colocando algo no lugar.”
Os estalos são prejudiciais? Se você estiver sentindo dor quando suas articulações estalam, então você deve procurar um profissional de saúde. Em termos de articulação os estalos por mais altos ou frequentes que sejam não tendem a ser ou desenvolver sinal de danos graves.
“Nas articulações existe o líquido sinovial (um líquido que se parece com um lubrificante e que contém gases). Quando estalamos ou dobramos uma articulação, esticamos a cápsula articular e este gás é liberado rapidamente, já que formam-se bolhas com esse movimento”, explica Rodrigo Nakao.
Sobrecarga, lesões, traumas e fissuras nas articulações e ossos são alguns exemplos dos problemas que podem ser indicados pelos estalos, assim como a artrose, doença que ataca as articulações desgastando a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos e danifica os ligamentos.
O ideal para quem deseja parar de estalar os dedos é identificar a causa dos estalos, tomar consciência dessa ação e optar por práticas como alongamento e outras maneiras de aliviar a ansiedade e o estresse como ocupar as mãos apertando as bolas anti-estresse ou experimentar outros métodos que podem auxiliar nesse ...
Você tem mania de estalar os dedos? Saiba como parar
Em resumo, estalar as próprias costas não causará nenhum problema de saúde se você fizer isso com segurança. Evite apenas estalar essa articulação com muita frequência, forçá-la e colocar muita pressão na hora do estalo.
O "estalo" é a quebra da tensão do líquido articular. Dentro das articulações como dos dedos, das vértebras e outras, temos um líquido que preenche o espaço da articulação, chamado líquido sinovial.
Deite com as pernas dobradas, entrelaçando as mãos atrás da cabeça e mantendo cotovelos para o alto. Na expiração, eleve a cabeça e ombros do chão, com rosto paralelo ao teto, aplacando a coluna lombar contra o chão. Volte e repita 5 vezes. Troque o cruzamento dos dedos e repita.
Melhores exercícios para fortalecer a coluna
O barulho é causado por atrito entre as articulações. Contudo, se a pessoa sente algum tipo de dor junto ao estalo, é aconselhada a realização de um exame radiológico (exames de imagem) na coluna cervical, afirma Orlando Riguesso, ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Coluna.
Quando se estala o pescoço, as articulações esticam, deixando que pequenas bolhas de gases que se encontram no líquido que as lubrificam, se libere bruscamente, causando o ruído. Isto faz com que estalar o pescoço pareça liberar a pressão no local.
Um novo estudo publicado em 2018 pela Scientific Reports afirma que os estalos são originados das bolhas de cavitação em colapso no fluido sinovial presente nas articulações. Na prática, a ideia é que o som advém do estourar das pequenas bolhas de gases presentes na articulação.
Respire fundo e segure o ar. Vá soltando devagar, enquanto estalar, evitando os movimentos bruscos. Na dúvida, procure um quiropata e peça uma orientação mais específica para estalar suas vértebras cervicais sem se machucar.
Teste estalar as costas de pé. Para começar, coloque as mãos nas costas, uma sobre a outra, no centro da coluna. Pressione as mãos contra a coluna e incline-se para trás. Continue até ouvir um leve estalo. Nunca incline-se além do ponto de conforto: ao sentir qualquer dor, pare.
As sessões de quiropraxia custam, em média, entre R$ 100 e R$ 300, sendo que o primeiro atendimento pode ter um valor mais elevado, devido à avaliação do profissional. As consultas seguintes podem variar de valor, dependendo das novas abordagens e dos procedimentos realizados.
Sintomas da artrose cervical Dificuldade em virar o pescoço para os lados ou girar a cabeça para cima ou para baixo; Sensação de ter "areia" dentro da coluna quando movimenta o pescoço; Pode haver sensação de dormência ou de formigamento no próprio pescoço, nos ombros ou nos braços.
Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:
Os principais sintomas de hérnia de disco cervical são dor no pescoço, que pode se espalhar para os ombros, braços e mãos, e sensação de formigamento e de dormência, que podem variar dependendo do grau de deslocamento do disco.
Procure assistencia médica para uma avaliaçao e tratamento. Estes atritos que voce percebe pode ser sinal de que as articulações estejam tensas e iniciando processo de desgaste . Melhoram muito com medidas simples como acerto da postura ao ler , computador e domir , mais alongamentos diarios.
Pode parecer estranho, mas a articulação da sua mandíbula compartilha alguns nervos e ligamentos com o ouvido médio. Por isso, quando algo está errado com a articulação temporomandibular (ATM), é comum notar um estalo no ouvido ou dor na articulação ao falar ou mastigar.