O andador é recomendado para quem precisa de um apoio maior que o fornecido por uma muleta ou bengala, tais como problemas no quadril ou nos joelhos. Por ter quatro pontos de sustentação, ele traz mais equilíbrio e maior confiança ao caminhar.
As de alumínio, por serem mais leves, são indicadas para quem precisará de um uso mais prolongado, já que são mais fáceis de usar. Os dois principais tipos de muleta são as axilares e as chamadas “muletas canadenses”. As axilares são o tipo mais conhecido, no qual há um apoio na região das axilas.
substantivo feminino Bordão comprido terminado na parte superior por um encosto côncavo, em que os aleijados apóiam as axilas para se moverem. [Figurado] O que moralmente serve de apoio ou argumento; amparo.
Lojas
Contato
Os andadores para idosos são equipamentos elaborados para promover a locomoção, oferecendo suporte para o equilíbrio e, dessa forma, impedindo que as pessoas sofram algum tipo de lesão durante a caminhada. Andar é uma das coisas mais importantes que aprendemos ainda, enquanto bebês.
“Esses dispositivos melhoram o equilíbrio e fornecem uma forma de compensar as deficiências de força e agilidade, melhorando a segurança ao caminhar, reduzindo o risco de quedas e o agravamento das condições de saúde que estão dificultando a locomoção”, esclarece Fuller, ressaltando que as bengalas e os demais ...
As melhores bengalas são aquelas que possuem extremidades emborrachadas e que permitem o ajuste da altura. Normalmente as bengalas de alumínio possuem 'buraquinhos' para ajustar a altura, mas as bengalas de madeira podem ser cortadas à medida.
São três os tipos de bengalas:
Medir a distância entre o pulso e o chão é a forma padrão de determinar o melhor tamanho de bengala, mas talvez um outro tamanho seja o mais adequado, seja maior ou menor, por conta de vários fatores fisiológicos, como a flexibilidade ou a força nas mãos, pulsos, cotovelos e ombros.
Suba 1º com a perna boa, que tem mais força e depois leve a perna machucada com a muleta, apoie o peso do corpo no corrimão sempre que colocar a perna machucada no degrau; Para descer deve colocar 1º o pé machucado e a muleta no degrau, Depois deve colocar a perna boa, descendo um degrau de cada vez.
Como Ajustar: Em postura ereta, ajuste a altura das muletas de forma que os cotovelos fiquem posicionados entre 20 e 30 graus de flexão. Ajuste a altura das muletas através do pino duplo de ajuste, certificando-se de que os pinos fiquem bem encaixados.
O tamanho correto é definido através da altura do usuário:
Como Ajustar: Em postura ereta, ajuste a altura das muletas de forma que os cotovelos fiquem posicionados entre 20 e 30 graus de flexão. Ajuste a altura das muletas através do pino duplo de ajuste, certificando-se de que os pinos fiquem bem encaixados.
Como medir: a medida da bengala é individualizada. A medida padrão é feita a partir da altura que vai do chão até a extremidade inferior do osso esterno (processo xifóide), mas podem ocorrer variações dependendo da marcha; Montar/desmontar: ao dobrar, mantenha-a próxima ao corpo e na posição vertical.
A Bengala Branca é usada para identificar pessoas que são cegas, e/ou com deficiência visual, na maioria dos países. A Bengala Branca informa que, os usuários da mesma, têm cegueira ou deficiência visual, o que não é o suficiente para identificar pessoas com surdocegueira.
Dicas para lidar com deficientes visuais:
O que determina se uma pessoa é cega ou possui baixa visão é o quanto de acuidade visual que ela possui quanto ao seu campo de visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as pessoas cegas apresentam acuidade visual igual ou menor que 0,05, no melhor olho, com a melhor correção óptica.