À luz desse conceito, quatro são as fontes de direito, porque quatro são as formas de poder: o processo legislativo, expressão do Poder Legislativo; a jurisdição, que corresponde ao Poder Judiciário; os usos e costumes jurídicos, que exprimem o poder social, ou seja, o poder decisório anônimo do povo; e, finalmente, a ...
Conheça a definição de historiografia, ou escrita da história, e o modo como ela acompanha a história das civilizações. ... O termo historiografia é composto a partir dos termos “história” (que vem do grego e significa pesquisa) e “grafia” (que também vem do grego e significa escrita).
Segundo a definição de Gallian (1996, p. 142): Todos sabemos que as chamadas fontes orais para o historiador, são, fundamentalmente, entrevistas gravadas, transcritas ou não, onde determinado entrevistado narra acontecimentos sobre o passado – sobre o seu próprio ou o de outras pessoas, instituições, etc.
Acesso em 02 de novembro de 2018. Retome os possíveis questionamentos levantados durante a apresentação do objetivo, esclarecendo que as fontes históricas são objetos simples do cotidiano, e que contam ou lembram algum fato ou pessoa significativos para uma comunidade ou para a sociedade.
No caso podemos afirmar que fato histórico é um acontecimento histórico que serve como base para o estudo da história. Nesse quesito, podemos afirmar que uma guerra é um fato histórico, uma batalha, a conquista de um território, entre outros.
As fontes escritas (cartas, discursos, leis, livros, entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado. Esta seção disponibiliza fontes históricas escritas reproduzidas em formato PDF.
Fontes históricas são os documentos que permitem ao historiador contar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história. As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas.
assim, um vestígio humano, uma pedra, um documento, um livro, uma obra de arte, um fóssil, todos eles podem ser considerados como fontes históricas. as fontes imateriais são aqueles que não estão no plano material, como por exemplo, uma música, uma história que é repassada por gerações, entre outros.
Por exemplo: Fotos, Vídeos, gravações de voz, manuscritos, livros, esculturas, etc. Fontes Orais são fontes que complementam a história que sabemos ou não, como dados históricos de pessoas; Fontes Iconográficas são basicamente imagens, como pinturas; Fontes Escritas são livros, revistas, jornais, manuscritos, etc.
O termo iconografia nos remete portanto a todas as imagens que irão compor a carreira de um artista, por exemplo, ou ao conjunto de obras, sejam elas escultura, cinema, pintura, fotografia, xilogravura e etc., que integraram determinado período artístico. ... Essas imagens e desenhos são a sua iconografia.
O uso apropriado de fontes iconográficas requer a realização de alguns questionamentos. É importante procurarmos conhecer as intenções de cada autor sobre a sua obra, problematizando o papel da subjetividade de um documento histórico, o olhar de quem cria os meios visuais, seus interesses e motivações.