EQST

O Que Faz A Susep?

O que faz a Susep?

A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.

O que é risco do seguro?

O risco no contrato de seguro significa algum acontecimento que traz prejuízo ao segurado. A existência do seguro é diretamente ligada à possibilidade de riscos: risco de ser assaltado, risco de acidentes, risco de ir à falência, entre muitos outros. Quando o risco acontece, chama-se sinistro.

O que é o seguro prestamista?

Muitas instituições financeiras possuem parcerias com empresas de seguro para disponibilizar a seus clientes a opção de fazer um seguro prestamista, o qual nada mais é do que a garantia de que a dívida será paga, mesmo nos casos em que a pessoa que contratou o crédito tenha algum problema grave e não consiga quitar as ...

O que se entende por prêmio de seguro?

3- O que é prêmio do seguro? É o valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir a ela o risco previsto nas Condições Contratuais. Pagar o prêmio é uma das principais obrigações do segurado.

O que é prêmio líquido do seguro?

Prêmio Líquido – Termo utilizado para definir o preço em dinheiro que o Segurado paga ao Segurador para que este assuma um determinado conjunto de riscos, pagando-lhe uma indenização em caso de sinistro.

Como é calculado o prêmio de seguro?

O prêmio bruto é calculado por unidade de exposição ao risco. Assim, o prêmio cobrado ao requerente do seguro é igual ao prêmio bruto multiplicado pelo número de unidades expostas que ele deseja segurar.

Como analisar uma proposta de seguro?

O que é preciso analisar ao contratar um seguro para o seu carro?

  1. Procure entender como é o desempenho da seguradora em relação ao atendimento, reembolso e assistência ao segurado. ...
  2. É importante ter atenção a todas as coberturas previstas no contrato, para se certificar de que elas são adequadas às suas necessidades.

É seguro contratar um seguro?

A relação custo-benefício oferecida pelo seguro é sempre muito melhor. Além disso, não depende do tempo de aplicação. Com o seguro vigente, havendo demanda em um sinistro, a proteção é imediata, independentemente do montante já pago. Eis a razão de contratar um seguro!

Como avaliar uma seguradora?

É sempre bom conferir o histórico da corretora, avaliando pontos importantes como: tempo de atuação no mercado, reputação entre os clientes, credibilidade, relacionamento com as seguradoras e resseguradoras com as quais trabalha e assim por diante.

O que é mais importante no seguro de automóvel?

Conte com um sistema de segurança: alarme, travas especiais, rastreadores, bloqueadores e mais. Todos esses equipamentos quando instalados no veículo podem gerar bons descontos na contratação do seguro auto. Tenha um cônjuge: pessoas casadas ou com uma união estável também conseguem valores de seguro auto mais baixos.

Como saber o seguro de um automóvel?

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) tem uma app que permite verificar se um determinado veículo tem ou não seguro, qual é o número da apólice e, ainda, qual é a entidade seguradora. Isto tudo através de uma simples fotografia ou digitando a matrícula que pretende consultar.

O que contratar num seguro automóvel?

Nove dicas para a hora de contratar o seguro do carro

  • Bom preço começa com um corretor de seguros. ...
  • O corretor precisa te conhecer. ...
  • Valores de seguro mudam de acordo com o carro. ...
  • Jamais minta na hora da contratação. ...
  • Procure pelo modelo de franquia compatível com seu perfil. ...
  • As coberturas fundamentais. ...
  • A seguradora pode rejeitar sua proposta. ...
  • Ganhe bônus na renovação.

O que não está coberto no seguro de automóvel?

O seguro auto só cobre danos ao casco, isto é, à estrutura geral, que inclui chassi, carroceria, motor e caixa. Adicionais não estão cobertos. Assim, acessórios de alto valor, como sistema de som, rodas esportivas e kit gás ficam de fora. Blindagem também não costuma ser coberta.

Em que casos o seguro não paga?

Muitas pessoas optam por parcelar o valor da apólice e, quando acontece um sinistro e o segurado tem alguma parcela em atraso, a seguradora pode sim se recusar a pagar a indenização. ... Dependendo do tempo de atraso das parcelas, a apólice pode ser cancelada. Nesse caso, não há o que ser feito.

Como funciona o acionamento do seguro?

Sempre que haja uma batida, mesmo que seja de menores proporções, todas as pessoas envolvidas no acidente devem fazer um boletim de ocorrência. Esse é o primeiro passo para conseguir acionar o seguro. No documento estará toda história e como foi o desenrolar dela na visão de todas as pessoas.