Trovadorismo (séculos XII a XV) Primeiro movimento literário que surgiu na Idade Média, na França.
Romantismo (de 1836 a 1881); Realismo (de 1881 a 1893); Simbolismo (de 1893 a 1922); Modernismo (de 1922 a 1945);
Também conhecidos como escolas, correntes ou movimentos, os períodos literários correspondem a fases histórico-culturais em que determinados valores estéticos e ideológicos resultam na criação de obras mais ou menos próximas no estilo e na visão de mundo.
Os movimentos influentes no Brasil e em Portugal podem ser divididos da seguinte forma: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo/Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).
Estudiosos identificam e estabelecem um período literário, examinando a cultura, sociedade, história e literatura de uma nação, região ou outra unidade cultural ou geopolítica por um período prolongado. Eles descrevem um lugar através da análise de uma cultura local, sociedade, história e literatura.
Escolas da Era Colonial
Características do Texto Literário
O Realismo no Brasil tem como marco inicial a obra Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis. O Brasil, durante o período de passagem do Romantismo para o Realismo, sofreu inúmeras mudanças na história econômica, política e social.
O Realismo é um movimento artístico que buscou objetividade e olhar crítico sobre a sociedade do final do século XIX. O Realismo foi um dos principais movimentos artísticos do final do século XIX. Com diversas formas de manifestação, a arte realista teve grande importância tanto na Europa quanto no Brasil.
No começo da carreira, apostou em textos mais conservadores, com influência romântica. Depois, foi o Realismo que ficou mais presente nas suas obras. O autor, inclusive, é lembrado como um dos escritores mais importantes do Realismo.
Machado tratava com frequência sobre a ascensão social e a manutenção das aparências sociais por meio de críticas à burguesia, dando luz ao realismo brasileiro. Suas obras, recheadas de ironias, abordam o que o autor observava na sociedade da época.
Machado de Assis (1839-1908) é considerado um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, reconhecido mundialmente. Seus personagens ganham traços realistas e a narrativa psicológica ganha força, temperada com humor sofisticado e ironia. ...
Algumas das principais características de Machado de Assis são: personagens metafísicos, que não são materiais, capítulos curtos, uso do tempo psicológico, de acordo com a memória do personagem, entre outros.
As obras apresentam frases curtas e incisivas, repletas de humor e reflexão através de frases irônicas e sugestivas, além de apresentar intertextualidade com obras consagradas e perfeição gramatical.
Há pouca ação, poucos fatos; Os personagens são esféricos à apresentam complexidade psicológica; Apresenta digressões à ordem cronológica interrompida; Conversa, dialoga com o leitor, faz reflexão, aguça o leitor.
A segunda Fase é a realista, como principais característica: Objetividade, Realidade circundante,Inteligência,razão,Verdade universal,Fatos observáveis,Mulher mostrada com seus defeitos e qualidades,Linguagem culta e direta e Narrativa de ação e de aventura.
As obras de Machado de Assis são divididas em duas fases: a fase romântica (ou de amadurecimento) e a fase realista (ou de maturidade). Na primeira fase, o escritor ainda apresenta características do período romântico; na segunda, considera-se dentro do novo movimento literário realista.
Ressurreição (1872) Histórias da Meia-Noite (1873) A Mão e a Luva (1874)...As principais obras da segunda fase do autor são:
A obra de Machado de Assis constitui-se de 10 romances, 219 contos, 10 peças teatrais, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. Suas primeiras produções foram editadas por Paula Brito, e, mais tarde, por Baptiste-Louis Garnier.
Saiba mais sobre esta obra clássica da literatura brasileira. Publicado pela primeira vez em 1899, “Dom Casmurro” é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira.
O primeiro livro publicado por Machado de Assis foi a tradução de Queda que as mulheres têm para os tolos (1861), impresso na tipografia de Paula Brito. Em 1862, era censor teatral, cargo não remunerado, mas que lhe dava ingresso livre nos teatros.
29 de setembro de 1908
Resumo
Machado de Assis - Romance
O humor irônico é uma das marcas do escritor brasileiro Machado de Assis (1839-1908). Algumas frases do carioca ficaram célebres, veja uma seleção por temas. "A abolição é a aurora da liberdade; emancipado o preto, resta emancipar o branco." "Há em cada adolescente um mundo encoberto, um almirante e um sol de outubro."