Em praticamente todas as observações possíveis, chega-se a um consenso de que Universo é composto basicamente por hidrogênio (75%) e hélio (24%). ... Logo depois do Big Bang, houve um processo denominado por “núcleossíntese primordial”.
Através da Cosmologia, conseguimos medir a composição do universo em quatro componentes: Radiação (formada pelo fótons, que são partículas de luz), matéria “bariônica” (que constitui tudo que conhecemos), matéria escura e energia escura. ... E apesar de ser importantíssimo na evolução do universo, pouco sabemos sobre ele.
Já no Planeta Terra, observa-se que a composição química apresenta-se de forma diferente, uma vez que o carbono é tido como um dos principais elementos formadores dos seres vivos, juntamente ao nitrogênio, por conta dos ciclos biogeoquímicos.
Basicamente, as galáxias são divididas em quatro categorias: elípticas, espirais, espirais barradas e irregulares. Elípticas: É o tipo mais comum, contém principalmente estrelas velhas e sua forma varia da de uma bola de futebol americano para a de um ovo.
Dessa forma, atualmente, segundo observam os astrônomos, a área do universo observável é de 93 bilhões de anos-luz. Cada ano-luz é equivalente a 9,5 trilhões de km. Portanto, trata-se de algo que está muito além da nossa capacidade de imaginação.
o Sol
Os planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Apresentam uma atmosfera gasosa e são os maiores do sistema.