Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Situações de grande impacto, como a morte, beira o grotesco e a função dessa figura de linguagem se perde. ... Um exemplo mais adequado é dizer que o indivíduo "partiu", ou que "deixou esse mundo".
O eufemismo é utilizado para substituir uma palavra ou um termo tabu ou um conteúdo delicado e chocante, atenuando o seu sentido. Há graus no uso do eufemismo que variam de acordo com o quanto ele diminui a intensidade do significado pela substituição feita. Vejamos o exemplo da notícia de morte: “Ele morreu.”
Podemos identificar os eufemismos: “partiste” (alternativa A), “assento etéreo” (alternativa B), “teus anos encurtou” (alternativa D) e “te levou” (alternativa E). Portanto, não apresenta eufemismo o verso da alternativa C.
A ironia é uma figura na linguagem na qual você diz o contrário do que realmente quer dizer. tal como: "nossa, muito obrigado, você me ajudou muito", quando por exemplo, alguém não se mostra interessado em te ajudar de verdade.
Ironia é uma figura de linguagem que utiliza palavras com sentido oposto para dar ênfase ao discurso. ... A palavra ironia tem origem grega (euroneia) e significa dissimulação, fingimento. Para entender melhor esse conceito, vejamos um exemplo: Doutor, agradeço o fato de ser tão atencioso comigo.
Existem basicamente três tipos de ironia:
A ironia (ou antífrase) é uma figura de linguagem utilizada para dizer-se algo por meio de expressões que remetem propositalmente ao oposto do que se quis dizer.
Atitude de quem usa expressões ou gestos que dão a entender o contrário ou algo mais do que aquilo que parecem significar. 4. Acontecimento ou resultado totalmente diferente do que eram as expectativas (ex.: ironia trágica).
adjetivo Que diz exatamente o oposto do que quer dizer. Que zomba insultuosamente de algo ou de alguém: comentário irônico. Que faz referência ao uso de ironia; que contém ou expressa ironia.
Ou seja, ser irônico é afirmar exatamente o contrário daquilo que se pensa. A ironia pode ser utilizada com vários objetivos. Gozar de alguém, denunciar algo, fazer críticas ou mesmo censurar alguma coisa. A ideia é valorizar algo ou alguém quando, na verdade, o sentido implícito é de oposta desvalorização.
Sendo sarcástico. Use o sarcasmo quando estiver falando sobre ideias ou eventos. Por exemplo, depois de um filme muito chato, você poderia dizer algo como "Nossa, que filme legal, viu". Coloque bastante ênfase no “legal” para transmitir sarcasmo através do tom de voz.
A diferença entre sarcasmo e ironia é que enquanto o primeiro é dito em tom malicioso e ríspido, o segundo é uma frase contraditória que geralmente tem sentido de humor. ... Já a ironia é mais usada e facilmente aceita em relação ao sarcasmo, pois expressa, com humor, o oposto do que o interlocutor pretende dizer.
A ironia é definida como um recurso da linguagem que gera um efeito de sentido contrário ao significado da palavra e/ou expressões utiliza no contexto com a finalidade de criticar ou ridicularizar o elemento (ou realidade) em questão. ...
Para se observar a ironia é preciso prestar bastante atenção na construção do discurso – a intenção do texto, o tipo de palavra escolhida, o humor etc. – e no repertório cultural e social que aparece ao longo do texto. O contexto é fundamental para a compreensão da ironia.
Para obter o efeito de humor desejado, o autor da tira cria uma nova palavra.
Que efeito de sentido a palavra destacada produz? * a) Ironia.
Efeitos de sentido são possibilidades de expressão escolhidas pelo emissor de acordo com a intenção comunicativa. Eles podem ser: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor. Durante a produção textual, muitas vezes utilizamos recursos para expressar algum sentido além do óbvio.
02. Qual o efeito de sentido causado palavra “tamanho”? O efeito que causa é de algo grandioso, e também foi usada para dar destaque ao anúncio .
Resposta. (um som de bufo ou grunhido) usado para expressar dúvida, desdém, desgosto, etc.
Resposta: Para: indica orientação/sentido. Ainda: indica algo "até aquele exato momento; até agora".
Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de comunicação. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo ideias que vão além de seu sentido mais usual.
Verificado por especialistas a) O efeito de sentido provocado a partir da expressão em destaque “1 REAL" é de destaque ao preço muito baixo da casquinha de sorvete. b) O sentido da presença dos emojis no anúncio é aproximar a campanha do público jovem, remetendo à linguagem usada na internet.
Resposta: O uso de adjetivos ajuda no contexto do texto, por exemplo: Ele ajuda a saber mais sobre cada personagem, mas eu acho que o uso em exagero pode acabar prejudicando o texto e levando a informações exageradas e fugindo do real contexto do texto.
Resposta. Resposta: Trata-se de uma indeterminação de sentido que palavras e expressões carregam, dificultando a compreensão do enunciado e, por isso, seu uso deve ser evitado.
Essa intensificação é feita através do uso, no discurso, de termos que apresentam sentidos opostos. Sendo assim, se trata de de uma figura de pensamento, isto é: seu efeito se dá pelo sentido das palavras. Espero ter ajudado!