A antropologia abrange o estudo do ser humano como ser cultural, fazedor de cultura. Investiga as culturas humanas no tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças.
Linguística, sociologia e filosofia.
Ela consiste na análise da estrutura de um dado texto, seja ele verbal ou não-verbal, e suas respectivas preocupações. Antes de entender o que é a Análise do Discurso, é preciso compreender do que se trata o foco principal da análise: o discurso.
A Análise do Discurso da chamada Escola Francesa (AD) surge no cenário da intelectualidade francesa, na década de 60, como reação a duas fortes tendências em destaque no campo da linguagem, a saber: (i) o estruturalismo e (ii) a gramática gerativa transformacional.
Nesse ponto, a teoria discursiva nos fala de um sentido dividido, indo além, segundo Pêcheux (1988), discurso é o efeito de sentidos entre locutores. ... O discurso é assim palavra em movimento, prática de linguagem: com o estudo do discurso observa-se o homem falando (ORLANDI, 2007, p.
(2) A materialidade discursiva consiste em uma relação determinada entre a língua e a ideologia. (a) O discurso como objeto deve ser pensado na sua especificidade. ... Esta é a condição à qual as expressões “o objeto da análise do discurso”, ou ainda “o discurso como objeto” podem ser empregadas.
A Análise de Discurso que se estabelece na França tem como marco a publicação de Análise Automática do Discurso em 1969 por Pêcheux. Conforme aponta Denise Maldidier, esse livro é o "primeiro momento de um itinerário" no qual questões fundamentais sobre os textos, a leitura e o sentido são abordadas por Pêcheux.
Em suma, a Análise de Discurso visa a compreensão de como um objeto simbólico produz sentidos, como ele está investido de significância para e por sujeitos. Essa compreensão, por sua vez, implica em explicitar como o texto organiza os gestos de interpretação que relacionam sujeito e sentido.
O estudo do discurso toma a língua materializada em forma de texto, forma lingüístico-histórica, tendo o discurso como o objeto. A análise destina-se a evidenciar os sentidos do discurso tendo em vista suas condições sócio- históricas e ideológicas de produção.
(itálicos do próprio Pêcheux). 21. A ideologia é um mecanismo imaginário através do qual coloca-se para o sujeito, conforme as posições sociais que ocupa, um dizer já dado, um sentido que lhe aparece como evidente, isto é, natural, é “normal” para ele enunciar daquele lugar.
O DISCURSO COMO LUGAR DA IDEOLOGIA. Ainda dentro da relação linguagem e ideologia numa abordagem marxista, pode-se falar do pensamento de Rossi-Landi (1985). Este propugna que qualquer discurso é ideológico. De acordo com o referido autor é o discurso o lugar por excelência de realização da ideologia.
1. Para identificar um discurso ideológico, convém deixar bem claro e definido o que é uma ideologia. A ideiologia é uma crença, algo considerado como ideial por um grupo de pessoas ou um indivíduo. Existem interesses em sustentar essa crença, essa ideia.
Podemos conceituar ideologia de duas formas: a visão clássica e a visão crítica. Na visão clássica, o termo tem o significado de uma espécie de ciência capaz de organizar metodicamente e estudar rigorosamente o conjunto de ideias que formam a intelectualidade humana.