Com um pouco de vinagre, se forem brancos (couve-flor e alcachofra) e roxos (repolho, beterraba). Depois de 30 segundos a 1 minuto (eles devem estar firmes), tire da água, escorra bem e mergulhe na água com gelo. Deixar escorrer bem a água antes de congelar.
Depois de sequinhas, é só dobrar ou enrolar cada folha e levar ao congelador. Se usar saco plástico para conservar, a dica é retirar bem o ar antes de fechar. E pronto! No dia a dia é só retirar a quantidade que quiser e colocar na receita.
Assim como os legumes, basta lavar bem as folhas, picar tudo e armazenar em potinhos. Ah, e como são folhas, é importante garantir que elas estejam bem secas antes de ir para o congelador para que o gelo não forme uma camada e queime no processo de descongelamento.
Enrole as folhas em papel-toalha e esprema o excesso de umidade se você não tiver uma centrífuga. Depois disso, espalhe as folhas em uma nova camada de papel-toalha e deixe secar por 10 a 15 minutos. É importante secar completamente se você for congelar o espinafre cru e não escaldado.
Sim, você pode congelar as folhas de ora-pro-nóbis para durarem mais tempo, mas ela perde um pouco das suas propriedades de quando estava fresca. Você pode colocar as folhas direto em um saco plástico de congelamento e levar ao freezer.
Vale lembrar que a alface não tolera congelamento. Para consumi-las, deve-se lavar as folhas uma por uma em água corrente, sem esquecer de deixá-las de molho em solução de água sanitária por 30 minutos.
Após a limpeza, coloque a alface na geladeira dentro de um recipiente hermético e adicione no pote um pedaço grande de pão seco. Assim, o alimento ficará fresco e com aparência atraente por um período extra. Outra opção é armazenar as folhas em potes plásticos forrados com papel toalha e trocar o papel a cada 2 dias.
Como conservar alface lavada na geladeira
Armazene frutas e hortaliças em temperatura adequada Morangos, uvas e alface, por exemplo, são sensíveis ao calor e tendem a estragar mais rápido se não estiverem sujeitos a temperaturas altas. O correto é utilizar um expositor refrigerado para manter a temperatura ideal.
Prevenção de perdas no Hortifrúti: conheça 6 maneiras eficientes de conservar frutas e verduras
Armazenamento de alimentos de acordo com o seu tipo
Como calcular a margem de lucro em hortifruti? Uma boa margem de lucro para os hortifrutis é de 20% a 40% acima do preço de compra das mercadorias. Portanto, você pode formar o seu preço de venda calculando quanto pagou no quilo da mercadoria que adquiriu e adicionando sua margem de lucro à ela.
Cerca de 60% da receita da hortifruti vêm de frutas, legumes e verduras e, o restante, de mercearia. O tíquete médio varia de R$ 30 a R$ 50 e Miotto garante que a rede não quer se tornar supermercado. Mesmo porque, sua margem de lucro, entre 4% e 5%, é maior que a do varejo de alimentos em geral, de 2% a 3%.
Como montar um hortifruti com pouco dinheiro
Como montar um sacolão com pouco dinheiro: O guia completo para começar certo