Guias Espirituais são seres de luz designados antes de nascermos. São enviados para nos guiarem pela vida e ajudar a cumprir o contrato espiritual que fizemos antes de encarnarmos. Os guias estão em níveis variados de consciência. Alguns podem ser mestres ascensionados e outros podem até estar encarnados.
Trabalham com banhos e defumadores, não possuem trabalhos definidos, podem trabalhar para diversas finalidades. Esses caboclos geralmente são chefes de linha. São raros, pois são espíritos dos antigos "bruxos" das tribos indígenas. São perigosos, por isso só filhos de Omulú de primeira coroa possuem esses caboclos.
Porém lembrado em alguns terreiros, o Caboclo Girassol. Este falangeiro encantado que vibra originariamente na energia de Oxalá, seu trabalho é muito conhecido em ritos de curas e passes altamente energéticos. Usa Roupa Branca e um frondoso penacho da mesma cor.
São espíritos missionários que trabalham em nome de um Orixá, ou seja, ele é um espirito falangeiro daquele Orixá. Toda falange tem seu chefe de falange, podemos dizer então que este Chefe de Falange é o Coordenador do grupo de espíritos ligados aquele Orixá.
Falange espiritual é um conceito presente em diversas religiões que descreve agrupamento de espíritos agindo sob um determinado objetivo. Podem ser benignas ou malignas.
Na Bíblia significa coletivo de demônios. Exemplo de uso da palavra Legião: O presidente foi aclamado por uma legião de políticos.